Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lady Gaga é acusada de plágio pela música “Shallow” e sofre ameaça judicial

O compositor Steve Ronsen pediu milhões de dólares para a cantora por, supostamente, copiar a canção “Almost”, lançada há seis anos; confira

Redação Publicado em 12/08/2019, às 09h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nasce Uma Estrela (Foto:Reprodução)
Nasce Uma Estrela (Foto:Reprodução)

O compositor Steve Ronsen, de Nashville, nos Estados Unidos, acusou Lady Gaga de plágio por "Shallow", que, segundo ele, é bastante semelhante à uma das canções de seu repertório, "Almost".

Ele também ameaçou a entrar com uma ação judicial de milhões de dólares contra a cantora, alegando que ela roubou o seu trabalho.

"Shallow" integra a trilha sonora do filme Nasce Uma Estrela, lançado em outubro do ano passado, e venceu o Oscar de Melhor Canção Original.

No entanto, Ronsen acredita que ela copiou uma sequência de três notas - sol, lá e si - de sua música "Almost", sem crédito ou permissão.

O advogado do músico contou ao Page Six que foi emitido um relatório que comprova a similaridade entre as duas obras. “Em nome de uma saída amigável, minha equipe entregou a Lady Gaga um relatório oficial, com um renomado especialista determinando que há semelhanças no tempo, ritmo e harmonia entre as canções”, disse.

Já os representantes de Gaga negaram as acusações e afirmaram que a progressão é comum e está presente em músicas mais antigas, como "Dust in The Wind", do Kansas, de 1978. Orin Snyder, advogado da cantora, ainda afirmou que não passa de uma tentativa frágil e “vergonhosa” de “ganhar dinheiro fácil”.

Compare as duas canções:

"Shallow", de Lady Gaga.

"Almost", de Steve Ronsen.

+++ LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019