Lady Gaga se destaca no EMA 2010

Cantora não pôde comparecer à cerimônia de entrega, mas levou três dos cinco troféus aos quais concorria na premiação musical

Da redação Publicado em 08/11/2010, às 13h01

A performance de Shakira abriu a noite e a cantora ainda recebeu o prêmio especial Free Your Mind

Ver Galeria
(8 imagens)

No ano passado, Lady Gaga era campeã de indicações no EMA, ao lado do Kings of Leon, concorrendo a cinco prêmios. Mas aquele ainda não era o ano dela no Europe Music Awards e quem roubou a cena foi Beyoncé, que levou três estatuetas. Em 2010, Gaga conseguiu brilhar na premiação da MTV europeia: ela concorria novamente a cinco troféus e desta vez recebeu três (melhor música com "Bad Romance", melhor cantora e melhor pop).

O EMA aconteceu neste domingo, 7, em Madri, na Caja Magica. Mais uma vez, a escolha dos vencedores foi feita por meio de uma votação aberta ao público, que foi realizada até a última quinta, 4, no site da MTV e, de acordo com o que a apresentadora da noite, a atriz Eva Longoria Parker (Desperate Hosewives), revelou logo no início da transmissão, foram registrados mais de 46 milhões de votos. Ou seja, os vencedores da noite foram um resultado direto da força de vontade de seus fãs. E a dedicação deles em proporcionar ao ídolo o maior número de cliques nas premiações que contam com a participação popular fez com que a lista de ganhadores do EMA não fosse muito surpreendente e que a cerimônia tivesse um ligeiro clima de repeteco, em alguns momentos, em relação a outros eventos, como o VMA.

Katy Perry, que apresentou o Europe Music Awards em 2008 e 2009, também estava indicada em cinco categorias, mas saiu vencedora apenas em uma, a de melhor clipe ("California Gurls"). Justin Bieber teve destaque na noite: mesmo concorrendo com veteranos, faturou o prêmio de melhor cantor, além de ter sido escolhido o melhor "push act". Ele fez seus discursos de agradecimento por meio de um link ao vivo. O mesmo aconteceu com a maior campeã da noite, Lady Gaga, que não pôde comparecer à festa em Madri e recebeu os prêmios durante um show em Budapeste. Ao receber no palco da apresentação a câmera da MTV e ser laureada pela terceira vez, a cantora improvisou uma miniperformance especialmente para o público da emissora musical. Eminem mandou sua mensagem de vídeo dizendo "obrigado pelo troféu de melhor hip-hop" diretamente do Brasil, onde se apresentou na última sexta, 5, no festival F1 Rocks.

O evento foi bem recheado de shows - teve pelo menos um por bloco -, e trouxe atrações para gostos variados em apresentações cheias de luzes, bailarinos, cores, tinta fluorescente e tudo mais que um espetáculo pop pode pedir. Quase todo mundo que foi sucesso e teve um grande hit radiofônico recentemente desfilou pelo palco do EMA, proporcionando um grande "best of" musical de 2010.

Shakira comandou a primeira performance e deu o pontapé inicial do EMA com a sua indefectível energia, cantando o novo single, "Loca", e o mega-hit da Copa do Mundo, "Waka Waka" - a cantora ainda subiria ao palco mais uma vez para ser agraciada com o Free Your Mind, prêmio que homenageia artistas que realizam trabalhos humanitários. Depois ainda teve "Radioactive", com o Kings of Leon, e Rihanna, com "Only Girl (In the World)". Katy Perry se apresentou em uma estrutura externa, montada no centro de Madri, onde mandou a atual música de trabalho "Firework". E não faltaram na performance dela foram fogos de artifício ("fireworks", em português) e muito brilho, do figurino ao microfone de Katy. Linkin Park, B.o.B. com Hayley Williams, Plan B, Miley Cyrus e Ke$ha também engordaram a farta lista de atrações, que foi encerrada com uma animada performance de Bon Jovi, grupo que recebeu ainda um prêmio especial de "ícone global" durante a cerimônia. Veja algumas das performances abaixo:

Com tantos shows e celebridades saídas do mundo da televisão e, claro, da música, a premiação, de fato, pareceu ficar em segundo plano. Os contemplados em categorias menos relevantes foram revelados sem qualquer cerimônia ou apresentação, um atrás do outro. Os discursos foram bastante curtos e objetivos, quase todos os artistas se ativeram a agradecer o reconhecimento, elogiar a MTV, os fãs e a equipe técnica que trabalhou no clipe/show/música/disco que foi laureado. O texto de Eva Longoria Parker manteve a descontração que é tradicional em roteiros de transmissão de premiações, mas com piadas curtas e simples. O alívio cômico mais expressivo ficou por conta da participação do elenco de Jackass, que, entre outras coisas, proporcionou um momento de nudez frontal no palco do EMA.

Abaixo, confira a lista de indicados e vencedores (em negrito) do Europe Music Awards 2010:

Melhor alternativo

Gorillaz

Gossip

Paramore

Vampire Weekend

Arcade Fire

Melhor hip hop

T.I.

Kanye West

Eminem

Lil Wayne

Snoop Dogg

Melhor música

Usher - "OMG"

Katy Perry feat. Snoop Dogg - "California Gurls"

Eminem feat. Rihanna - "Love the Way You Lie"

Rihanna - "Rude Boy"

Lady Gaga - "Bad Romance"

Melhor cantora

Lady Gaga

Katy Perry

Miley Cyrus

Shakira

Rihanna

Melhor artista europeu

Afromental

Dima Bilan

Enrique Iglesias

Inna

Marco Mengoni

Melhor clipe

30 Seconds to Mars - "Kings and Queens"

Katy Perry - "California Gurls"

Lady Gaga feat. Beyoncé - "Telephone"

Plan B - "Prayin'"

Eminem feat Rihanna - "Love the Way You Lie"

Melhor performance mundial de palco

Green Day

Muse

30 Seconds to Mars

Katy Perry

Gorrilaz

Tokio Hotel

Melhor grupo de rock

Kings Of Leon

Linkin Park

30 Seconds to Mars

Muse

Ozzy Osbourne

Melhor "push act"

Ke$ha

Alexandra Burke

Jason Derülo

Justin Bieber

Selena Gomez and the Scene

B.o.B

The Drums

Professor Green

Hurts

Mike Posner

Melhor pop

Lady Gaga

Usher

Katy Perry

Miley Cyrus

Rihanna

Melhor show

Bon Jovi

Lady Gaga

Muse

Kings of Leon

Linkin Park

Melhor cantor

Eminem

Justin Bieber

Usher

Enrique Iglesias

Kanye West

Revelação

Ke$ha

B.o.B

Jason Derülo

Plan B

Justin Bieber