Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

HOTLIST #11

Lançamentos:Elza Soares, Carol Biazin, Marcelo Perdido, Mateus Aleluia, PK feat. Hungria, Versalle, Yunk Vino, Gabriel Elias, Sebastianismos, Ego Kill Talent, Caramelows, Sound Bullet, Resp, Menores Atos, Remobília e Gustavo Bertoni

Pedro Antunes, editor-chefe Publicado em 26/06/2020, às 13h00 - Atualizado às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Da esq. para dir.: Duda Brack (Foto: Fora Pimentel), PK (Foto: WC no Click); Carol Biazin (Foto: Divulgação) e Elza Soares (Foto: Pedro Loureiro)
Da esq. para dir.: Duda Brack (Foto: Fora Pimentel), PK (Foto: WC no Click); Carol Biazin (Foto: Divulgação) e Elza Soares (Foto: Pedro Loureiro)

Lançamentos musicais crocantes na música brasileira. Da volta de PK ao trap com participação de Hungria à nova versão de Elza Soares para "Juízo Final", em celebração aos 90 anos.

A HOTLIST da Rolling Stone Brasil, com os singles, discos, EPs e clipes mais quentes da semana, traz ainda Carol Biazin, Marcelo Perdido, Mateus Aleluia, Versalle, Yunk Vino, Gabriel Elias, Sebastianismos, Ego Kill Talent, Duda Brack, Menores Atos, Caramelows, Sound Bullet, Resp, Remobília e Gustavo Bertoni.

Tem pop, tem rap, tem trap, tem loucurinhas sonoras. Lindo, né? Coloque os fones de ouvido e divirta-se.

Elza Soares - 'Juízo Final'

Elza Soares celebra 90 anos em 2020 - embora ela "tenha" duas datas de aniversário, uma de nascimento e outra de registro.

Na comemoração, nada mais pertinente ao momento no qual vivemos: "Juízo Final" ganha uma versão com violinos e beats entrelaçados nesta canção que canta o otimismo à beira do apocalipse. (Texto: Pedro Antunes)


Carol Biazin - 'Sem Filtro'

O novo EP de Carol Biazin quer ser avesso aos novos tempos de Instagram. Ou seja, sem filtro. É bonita a mensagem da artista pop se colocar sem barreiras e camadas.

Assim, ela constrói essa identidade de cara limpa e uma banda formada só por mulheres, com as músicas "Talvez (Acústico)", "Cancela (Piano)" e "Metade". As duas primeiras já tinham versões no YouTube. Já "Metade" ganha clipe nesta sexta-feira, 26.

Tudo soa direto. É intenso. (Texto: Pedro Antunes)


PK feat. Hungria - 'Como a Chuva Cai'

Indomável. É o título de uma música de PK (com feat. com Belo), mas também funciona para mostrar como ele como artista não se coloca limites - seja na estética, seja nas letras.

O novo som de PK, que já colaborou com Ludmilla, Luísa Sonza, Pocah, entre outrxs, apresenta a participação do rapper Hungria.

"Fazendo dinheiro como a chuva cai", canta PK. Juntos, eles destravam a porta e narram as vivências e a fé dentro da roupagem do trap. Em "Como a Chuva Cai" (ouça aqui nas plataformas de streaming), tudo vira soturno, vagaroso, com vozes dobradas e baixos gravíssimos. (Texto: Pedro Antunes)


Duda Brack - Contragolpe 

Duda Brack é furacão sonoro. Voz potente, sem medo, assim como a promissora "Contragolpe", música lançada na última terça-feira, 23. 

É uma canção criada em parceria com Gui Fleming e com a participação nas guitarras e programações do incansável Lucio Maia, da Nação Zumbi. O duelo de guitarras entre Maia e Gabriel Ventura, que também co-produz a faixa, é realmente impressionante. 

Política até o fio do cabelo, "Contragolpe" é incendiária, como uma faísca em contato com a pólvora. "Música e a poesia são as armas que eu tenho", diz Duda. 

O novo álbum dela, em estágio de produção, será lançado pelo selo Matogrosso (sim, do Ney Matogrosso).  (Texto: Pedro Antunes)


Mateus Aleluia - 'Samba-Oração'

Que belezinha esse "Samba-Oração", do incrível Mateus Aleluia, essa figura fundamental da música brasileira.

Entregue, ele clama por mudança: 'Parai a mão do opressor / Calai a voz do enganador', diz um verso da música inédita.

A canção integrará o novo álbum de Aleluia, Olorum, cujo lançamento é previsto para julho de 2020. (Texto: Pedro Antunes)


Yunk Vino - 237 Deluxe

Trapper afiadíssimo, Yunk Vino cumpre a promessa e soltou o disco que é uma extensão da mixtape lançada em fevereiro.

"São faixas que fazem viajar como se fosse um filme", explica Vino. O trampo tem feats com português Sippin Purpp, do MC Igo (do Recayd Mob), Leozin e Thiago Veigh.

Cada música se propõe a estabelecer um universo sonoro próprio. O álbum é um lançamento da Labbel Records. (Texto: Pedro Antunes)


Marcelo Perdido - 'Não Tô Aqui Para Te Influenciar'

Perdido mexe com a nossa memória afetiva aqui. Artista visual e músico, ele usa das linguagens estéticas e sonoras para criar um petardo curtinho, 'Não Tô Aqui Para Te Influenciar', de 18 minutos, para tratar de lugares e não-lugares.

O novo trabalho dele, que estreia o selo Cena (braço do Popload, que também tem festival, podcast, coluna, etc), é elétrico e eletrizante. Faz referências à bandas do indie nacional que já não estão na ativa, enquanto fala de derrotas e de perdas. Dolorido? É. Bonito? Também. (Texto: Pedro Antunes)


Versalle - 'Só'

O Versalle anuncia a chegada do EP Sessão de Inverno com o fofíssimo clipe de "Só", nesta sexta-feira, 26.

Arranjos delicados, voz contida, a banda reflete sobre a existência humana e a necessidade de proximidade com o outro. "A gente nasce só / A gente morre só", diz a canção. Devastador? Um pouco, talvez, mas honestíssimo. "Eu não entendo", eles cantam. Também não entendo. (Texto: Pedro Antunes)


Sebastianismos feat. Jaloo - 'Calma'

Sebastian Piracés-Ugarte (da Francisco, El Hombre) se aventura pela estética dos beats e das vozes dobradas para pedir "calma".

"Respirando suave", ele canta em 'Calma', quarto single do novo projeto solo dele, o Sebastianismos, dessa vez com a participação do incrível Jaloo. "Faço da dor virar amor", responde Jaloo, na música.

Delicioso testemunhar as metamorfoses sonoras de Sebastianismos como artista solo, ao longo dos singles "Culto Al Culo", "Sexo de Manhã", "Fodeu" e, agora, "Calma" (para ouvir nas plataformas de streaming, clique aqui). (Texto: Pedro Antunes)


Resp - '2x'

Não são muitos os artistas que conseguem produzir sons que soam naturalmente como sonhos. Parece que quando esse é o objetivo intrínseco na mente do músico, as coisas acabam com uma sonoridade "psicodélica" forçada e artificial.

Esse não é de forma alguma o caso de Lorenzo Molossi. No dia 15 de julho, sob o pseudônimo Resp, ele lançou o disco 2x (lê-se dois xis), e com o projeto, demonstra uma habilidade milimétrica de transitar sutilmente entre a bossa descompromissada, o jazz dançante, o hip-hop papo-reto e o indie rock. Tudo isso de forma prazerosa e com uma produção impecável.

Em vários momentos, esses elementos de gêneros distintos chegam até a aparecerem juntos, em faixas híbridas, dissonantemente criativas e curiosamente cativantes.

Como um sonho que vira esquinas inimagináveis, as 10 faixas (que passam a impressão de muito mais, devido às constantes mudanças de ritmo), carregam também letras com imagens vívidas que pintam constantemente cenários surreais na cabeça do ouvinte.
2x é um álbum extremamente divertido de ouvir, e o que torna isso ainda melhor, é que ouvi-lo traz a certeza de que foi um trampo igualmente divertido de ser produzido. (Texto: Igor Brunaldi)


Menores Atos - 'Insone'

Caos, pancada, doidera. Menores Atos, uma das bandas BR preferidas dos meus fones de ouvido acabou de soltar "Insone", uma canção que funciona como lado B do álbum deles, Lapso, de 2018.

É uma porrada cantada por Ricardo Melo, baterista do grupo, e contrasta enormemente com "Devagar" e "Miopia", singles lançados com Lucas Silveira (Fresno) e o trio Tuyo.

Talvez "Insone" (ouça na plataforma de streaming favorita aqui) não fizesse tanto sentido para o ouvinte em 2018, porque os tempos eram outros - a vida, por mais caótica que parecia ser ainda era tranquila perto desse 2020, certo? (Texto: Pedro Antunes)


Gabriel Elias - 'Fruta Doce'

Essa é para curtir uma good vibes. O segundo single de Gabriel Elias para o disco Música Pra Curar Brasileira, "Fruta Doce", faz o encontro entre o forró e o reggae embalando versos doces.

"Teu beijo tem o sabor de fruta doce", canta Elias, vagarosamente, sem pressa ou pretenção. Bom para desacelerar em tempos loucos. (Texto: Pedro Antunes)


Ego Kill Talent - "The Call"

Poderoso e cheio de vigor, "The Call" é o terceiro single do projeto da banda de rock mais disputada para abrir shows de grandes atos gringos em terras brasileiras.

Vieram, antes de "The Call", "Lifeporn" e "NOW!". Juntas, as três formam o EP The Dance (ouça na plataforma de streaming favorita aqui). Sacou?

Depois disso, o Ego Kill Talent pretendem lançar mais dois EPs e, com os 3 juntos, eles terão criado o projeto The Dance Between Extremes.

Ouça a porrada abaixo. (Texto: Pedro Antunes)


Remobília, part. Mateo Piracés-Ugarte - 'Sol no Rosto'

Alguns dos integrantes do Móveis Coloniais de Acaju, uma das mais importantes independentes da década de 2000 criaram o projeto Remobília, uma forma de relembrar a banda, reunir as experiências com as respectivas carreiras solo e encontrar um ponto futuro.

André Gonzales, Beto Mejía, Esdras Nogueira, Fernando Jatobá e Gustavo Dreher já lançaram o primeiro single do Remobília, "Nós", e, agora, soltam "Sol no Rosto", com Mateo Piracés-Ugarte, da Francisco, El Hombre (ouça nas plataformas de streaming aqui)

Sabe a sensação de sentir o sol no rosto? É a mesma, só que com a escuta. (Texto: Pedro Antunes)


Sound Bullet - Home Ghosts

Se liga na piração. Sigo o Sound Bullet há alguns anos, desde o lançamento de Terreno, o álbum deles de 2017. Agora, eles estreiam em uma major, a gravadora Sony Music, com essa belezinha.

Home Ghosts, produzido por Patrick Laplan, responsável pelo ;album anterior, não foi criado durante o período de isolamento social, mas faz ainda mais sentido nesse momento: solidão, saudade, vazio, fantasmas do passado. Tudo entorpecido por linhas alongadas de guitarra.

Para ouvir o disco todo, escolha a plataformas de streaming aqui. Abaixo, a música "I Was in Lisbon, You Were in Paris". (Texto: Pedro Antunes)


Caramelows e Indee Styla - 'Siente El Calor'

Tudo bem que ouço a música "Siente El Calor" e escrevo sobre ela enquanto, pela janela, entra um vento gelado e o céu em São Paulo segue cinzento, nublado e faz frio.

Ainda assim, o calor chega por meio das ondas sonoras - desculpe a introdução brega. O fato é que a banda que esteve ao lado de Liniker Barros por um EP e dois discos experimenta jazz, latinidades e psicodelia nessa colaboração com a incrível Indee Styla.

Vale a piração. "Siente El Calor" é parte de um EP de conexões que os Caramelows estão preparando. Fiquem ligados. (Texto: Pedro Antunes)

Gustavo Bertoni - 'Waves'

Gustavo Bertoni, voz do Scalene (que há poucos dias lançou o EP Fôlego), prepara o lançamento do novo álbum solo. Ele estreia a fase com 'Waves', cujo clipe criado pelo Distruktur será lançado nesta sexta, 26, no canal dele.

"Waves" é uma canção sobre jornada, penteada por instrumentos de corda e um constante dedilhado no violão. O novo disco de Bertoni sucede The Pilgrim (2015) e Where Light Pours In (2018).

A música já está disponível nas plataformas (escolha a plataforma favorita aqui) e o clipe estará no canal do Gustavo Bertoni às 15h. Acesse por aqui