Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Led Zeppelin enfim conquista os direitos autorais de 'Stairway to Heaven'

A banda estava com um processo aberto desde 2014

Redação Publicado em 05/10/2020, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

Seis anos depois, a disputa dos direitos autorais de "Stairway To Heaven", do Led Zeppelin, foi encerrada. A banda foi processada em 2014 sob a alegação de ter plagiado o riff de abertura de "Taurus", do grupo Spirit.

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page achou que tinha algo de errado com Robert Plant quando eles se conheceram

O guitarrista Jimmy Page testemunhou que não conhecia a música até que as pessoas começaram a postar comparações online no início de 2010. "Eu sabia que nunca tinha ouvido isso antes", disse ele. "Era totalmente estranho para mim."

OLed Zeppelin ganhou o caso em 2016, mas foi revivido em 2018 por meio de uma petição, que voltaram à tona no início deste ano. A Suprema Corte dos Estados Unidos, contudo, se recusou a ouvir o caso e o encerrou definitivamente. As informações são da BBC

+++ LEIA MAIS: Led Zeppelin e Rolling Stones: por que nunca houve competição entre as duas bandas nos anos 1970?

"Stairway To Heaven" aparece constantemente nas listas de melhores canções de rocks já escritas e o caso tem sido observado há anos pelos fãs e pela indústria fonográfica. A faixa estava estimada em US $ 3,4 milhões. 

+++ TERNO REI: ‘ANTES DE LANÇAR, VOCÊ NUNCA SABE SE É BOM OU RUIM’ | ROLLING STONE