Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Led Zeppelin enfrentará júri em processo por plágio de “Stairway to Heaven”

Juiz decide que clássico de 1971 é similar o suficiente à música “Taurus”, do Spirit, para garantir um julgamento por júri

Rolling Stone EUA Publicado em 12/04/2016, às 18h56 - Atualizado às 19h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Plant e Jimmy Page discutiam projeto acústico - Divulgação
Robert Plant e Jimmy Page discutiam projeto acústico - Divulgação

A disputa judicial por direitos autorais de “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin, em processo iniciado por representantes do ex-guitarrista do Spirit, Randy Wolfe, irá a julgamento em tribunal. As informações são da agência de notícias Reuters.

O caso data de 2014, quando Michael Skidmore, um administrador do espólio de Wolfe, processou o Zeppelin, clamando que a banda roubou a introdução de “Stairway”, de 1971, da música “Taurus”, lançada pelo Spirit em 1968.

Os dois grupos fizeram vários shows juntos entre 1968 e 1970, e o Zeppelin supostamente tocou um medley de músicas que incluiu “Fresh-Garbage”, do Spirit – uma faixa que apareceu no mesmo lado do LP que “Taurus” – na primeira turnê norte-americana deles.

Em fevereiro, o caso foi movido para uma corte federal na Califórnia, nos Estados Unidos, ocasião em que o advogado do Zeppelin pediu ao juiz federal Gary Klausner que decidisse em favor deles sem que o caso fosse a julgamento.

Mas na última sexta, 8, Klausner decidiu que “Stairway” e “Taurus” eram similares o suficiente para garantir uma audição em frente ao júri. Uma data para o julgamento está definida para o dia 10 de maio em Los Angeles.

No veredito, Klausner afirmou que os representantes de Wolfe falharam em mostrar que “Stairway to Heaven” e “Taurus” eram absurdamente similares, e notou que ambas as músicas usaram uma progressão de quatro acordes comum.

Ele, entretanto, acrescentou: “as similaridades aqui transcendem esta estrutura”, destacando que a introdução, com a linha de baixo descendente, das duas canções, foram “tocadas na mesma tonalidade, repetidas duas vezes e separadas por uma breve ponte.”

Em entrevista ao Pitchfork, o advogado de Skidmore, Francis Malofiy, disse que “não acredita que o júri será tão clemente quanto os fãs do Led Zeppelin”, acrescentando que a banda “ainda pode mudar a divisão e dar crédito a quem merece o crédito.”

Um representante do Led Zeppelin se recusou a comentar à Rolling Stone EUA.