Legião Urbana retorna para turnê nacional com André Frateschi nos vocais

Banda também contará com o baixista do Planet Hemp, Formigão, e shows terão direção de Felipe Hirsch

Lucas Brêda Publicado em 28/08/2015, às 15h31 - Atualizado em 01/09/2015, às 00h59

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, integrantes do Legião Urbana

Ver Galeria
(7 imagens)

O Legião Urbana retornará aos palcos em outubro com o músico André Frateschi como vocalista, em comemoração dos 30 anos do primeiro disco da banda. A informação foi dada pelo blog do escritor Marcelo Rubens Paiva, no site do Estado de S. Paulo, e apurada pela reportagem da Rolling Stone Brasil em conversas com fontes ligadas a Frateschi.

Galeria:como Faroeste Caboclo, veja dez filmes inspirados em canções.

A nova reunião do grupo brasiliense contará com os integrantes originais Dado Villa-Lobos (na guitarra) e Marcelo Bonfá (na bateria). Além deles, completa o grupo o baixista Mauro Berman. O quarteto já ensaia no Rio de Janeiro para dar início a uma turnê nacional (com cerca de 25 datas, até novembro, por enquanto, passando por todo o Brasil), cujo show base será comandado pelo diretor de teatro Felipe Hirsch. O músico e produtor Liminha também está envolvido no projeto.

Veja os 100 maiores discos da música brasileira.

A volta da banda de Renato Russo só é possível agora porque Dado e Bonfá conseguiram – após longa briga judicial com o herdeiro do ex-vocalista, Giuliano Manfredini – os direitos de usar o nome Legião Urbana, além das músicas do grupo, em atividades profissionais.

A sentença, expedida em outubro do ano passado, determinou que Manfredini se abstenha de impedir que a dupla utilize a “marca” no exercício de atividades profissionais. A pena para um descumprimento é de R$ 50 mil. “Não nos parece aceitável impedir o uso e exploração de uma marca por quem a consolidou no mercado”, escreveu o juiz (Saiba mais aqui).

Lembre como foi o tributo ao Legião Urbana com Wagner Moura nos vocais.

André Frateschi tem uma sólida carreira em trabalhos covers, especialmente de David Bowie e Amy Winehouse, além de diversos trabalhos com a mulher Miranda Kassin. No ano passado, ele lançou o primeiro disco autoral, chamado Maximalista. Frateschi também atua em novelas, séries e no teatro.

A última vez em que o Legião Urbana se reuniu foi em uma apresentação de tributo, em maio de 2012, com o ator Wagner Moura como vocalista. Na ocasião, eles não puderam utilizar o nome Legião Urbana para o show, organizado pela MTV, que aconteceu em São Paulo, no Espaço das Américas (Lembre como foi).

Abaixo a foto revelada pelo grupo e divulgada por Marcelo Rubens Paiva.