Lenda da música de Nova Orleans, compositor e produtor Allen Toussaint morre aos 77 anos

Artista, que recentemente também vinha se apresentando ao vivo, faz parte do Hall da Fama do Rock and Roll

Redação Publicado em 10/11/2015, às 11h03 - Atualizado às 14h02

Allen Toussaint durante apresentação em abril de 2015, em New Orleans
Barry Brecheisen/AP

Morreu nesta segunda-feira, 9, o ícone da música negra norte-americana Allen Toussaint, aos 77 anos. O renomado produtor, arranjador, compositor e pianista estava em turnê e acabou morrendo após uma apresentação em Madri, informou sua família.

Mitos de celebridades: histórias que viraram lendas da cultura pop.

Incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 1998 e homenageado recentemente pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Toussaint tem no currículo participações com artistas como Dr. John, Paul McCartney e Joe Cocker.

O filho da cena de Nova Orleans ainda foi regravado em versões de Rolling Stones, The Who, Jerry Garcia, The Doors e Ringo Starr. Entre seus sucessos estão "Ruler of My Heart", "Working in the Coal Mine", "Ride Your Pony", "Fortune Teller", "Southern Nights", "Get Out of My Life, Woman", "Sneaking Sally Through the Alley" e "Mother-in-Law."

Seis músicos – e uma banda – de apoio lendários do rock.

"Sua maior contribuição esteve em não deixar as velhas tradições do R&B morrerem, acompanhando o rápido desenvolvimento do soul e do funk. Além disso, ele trouxe o som de Nova Orleans para um estágio nacional, som que se mantém uma parte vital e contínua da herança musical até hoje”, escreveu o Hall da Fama do Rock and Roll na época da introdução de Toussaint no prestigiado grupo.

Toussaint aproveitou os últimos anos de vida ajudando a revitalizar sua cidade-natal, onde tocava com frequência. “Quando Nova Orleans foi abatida pelo Katrina e Allen foi forçado a evacuá-la, ele fez algo ainda mais importante para a cidade: ele voltou”, disse Barack Obama ao lhe conceder em 2012 a National Medal of Arts, maior condecoração entregue a artistas norte-americanos. “Desde então, Allen entregou seu talento para o renascimento e a construção da cidade.”