Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lenda do cinema, Christopher Lee morre aos 93 anos

Ator se tornou conhecido por ter interpretado o Drácula e o mago Saruman na franquia Senhor dos Anéis

Redação Publicado em 11/06/2015, às 11h47 - Atualizado às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ator Christopher Lee - AP/Joel Ryan
O ator Christopher Lee - AP/Joel Ryan

Morreu no último domingo, 7, o ator britânico Christopher Lee aos 93 anos,. A lenda do cinema ganhou fama ao interpretar o Conde Drácula, durante a década de 1960 e 1970. Posteriormente, Lee conquistou uma nova geração de cinéfilos ao viver o mago Saruman, na trilogia Senhor dos Anéis e em O Hobbit.

Um Anel para a música governar: canções inspiradas na obra de J. R. R. Tolkien.

Segundo o The Telegraph, o ator estava internado em um hospital em Londres há três semanas para se recuperar de uma insuficiência cardíaca e respiratória. De acordo com o jornal, o anúncio da morte foi adiado para que a esposa de Lee pudesse avisar primeiro os familiares.

Chef britânico Jamie Oliver recusou papel de hobbit em O Senhor dos Anéis.

Nascido em 27 de maio de 1922, o ator começou a carreira de ator na década de 1940. Os papéis que proporcionaram a ele maior projeção, no entanto, surgiram apenas na década seguinte. Dentre os trabalhos realizados por ele nessa época destacam-se as atuações em A Maldição de Frankenstein (1957), A Múmia (1959) e a versão de Lee para o Conde Drácula, que apareceu nas telonas pela primeira vem em O Vampiro da Noite, filme de 1958. Em parceria com o estúdio Hammer Film Productions, especializado em produções de terror, o ator voltou a viver o vampiro em outras oito oportunidades entre as décadas de 1960 e 1970.

Crítica – Em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, Peter Jackson une pontas e encerra trilogia de forma satisfatória.

Apesar do sucesso, Lee afirmava que não queria ser lembrado apenas pelos papéis em filmes de terror. “Eu deixei isso para trás”, desabafou em entrevista ao The Telegraph.

O legado do astro se estende até os dias atuais. Após interpretar o vilão Scaramanga em 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974), ele deu vida ao mago Saruman nos filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Com uma carreira extensa e premiada, o ator ainda trabalhou com o cultuado diretor Tim Burton em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005) e Sombras da Noite (2012). Na franquia Star Wars ele deu vida ao Conde Dooku em Episódio II - Ataque dos Clones (2002) e Episódio III - A Vingança dos Sith (2005).

Heavy Metal

Além das atuações nas telonas, Christopher Lee era músico e apaixonado pelo heavy metal. O último registro sonoro dele, o EP Metal Knight, chegou às lojas em 2014. Em 2014, ele lançou o EP Metal Knight. “‘The Impossible Dream’ é, em minha opinião, uma das melhores canções já escritas”, disse Lee, à época, em um vídeo de divulgação do registro. A faixa em questão fez parte do musical O Homem de La Mancha, de 1965, assim como “I, Don Quixote”. As outras faixas da tracklist são “The Toreador March” e uma versão de "My Way”, famosa na voz de Frank Sinatra.

Desde 2010, o astro lançou dois álbuns de heavy metal e um EP com músicas natalinas em versões do gênero. Em 2013, quando completou 91 anos, ele fez a mesma coisa e lançou o disco Charlemagne: The Omens of Death (leia aqui). Ouça abaixo algumas das canções de Metal Knight, cada uma delas acompanhadas de esclarecimentos por parte do ator.