Pulse

Lenine disponibiliza vídeos com gravações inovadoras da turnê Chão

Imagens foram captadas por quatro câmeras GoPro instaladas pelos palcos em que ele se apresentou

Redação Publicado em 15/03/2015, às 13h02

Trecho de vídeo de Chão Ao Vivo
Reprodução/vídeo

Quatro câmeras GoPro distribuídas em torno dos músicos e nos corpos dos técnicos dos espetáculos registraram o cantor Lenine ao longo de uma série de shows. O músico colocou à disposição dos fãs, a partir desta sexta-feira, 13, na internet, vídeos da turnê Chão feitos sob uma perspectiva diferente.

Clique aqui para ler um perfil do Lenine, publicado na edição 61 (outubro/2011) da Rolling Stone Brasil.

Samplers e remixes marcam o som (captado em dois shows diferentes) de Chão Ao Vivo, produzido com a direção de arte de Paulo Pederneiras. Os clipes são realçados por pequenos detalhes: a visão do roadie no momento da troca de instrumentos, o brilho da cravelha sob a luz da cena, o suor do artista, o detalhe da operação das mesas de sons, o clique no botão e o efeito.

Lenine e a turnê de Chão: vídeos.

"O olhar de dentro, do dia a dia, desde o primeiro até o último, sem cronologia. O registro de Chão não poderia ser diferente. O passar do tempo chega a ser descarado; pois essa é uma música de espaço, de lugar, de não estagnação. A música se deu no vazio e o tempo foi nos permitindo", diz Bruno Giorgi, filho de Lenine, idealizador do projeto, coprodutor e músico de Chão Ao Vivo.

Bruno Giorgi é indicado ao Grammy Latino pelo trabalho ao lado do pai, Lenine.

Depois de Chão, de 2011, definido por Lenine como o trabalho "mais rock'n roll" da carreira dele, e Triz, de 2013, o cantor já está nos estúdios para produzir o próximo álbum, Carbono, que será lançado em 30 de abril deste ano, no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Enquanto a data não chega, os primeiros registros da turnê anterior escolhidos para ir ao ar são "Chão" e "Candeeiro Encantado", que estreia em primeira mão no site da Rolling Stone Brasil.

Clique aqui para ver o making of do ensaio de fotos que Lenine fez para a Rolling Stone Brasil em 2011.

Assista ao vídeo de "Candeeiro Encantado":

Imagens das outras 20 faixas do espetáculo serão divulgadas sucessivamente ao longo dos próximos dias, mostrando a passagem do tempo (a turnê durou dois anos e nove meses) e a mudança física dos artistas em 130 apresentações em 80 cidades diferentes no Brasil e do mundo.

Veja o vídeo de "Chão":