Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Leonard Cohen é o próximo alvo do Record Club, de Beck

Binki Shapiro, do Little Joy, está entre os convidados da segunda fase do projeto de covers

Da redação Publicado em 05/09/2009, às 01h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Beck divulgou os parceiros da segunda rodada do Record Club, projeto que criou para regravar discos clássicos (de Velvet Underground a Skip Spence) com amigos da cena musical.

Anunciados no início da empreitada, Devendra Banhart e MGMT (de Andrew VanWyngarden e Ben Goldwasser) enfim entraram em estúdio com o músico californiano, assim como Andrew Stockdale, do Wolfmother, e Binki Shapiro, a ponta feminina do Little Joy - Rodrigo Amarante e Fabrizio Moretti, que completam o trio, estão de fora.

Songs of Leonard Cohen (1967), álbum de estreia do canadense, será o próximo disco a ganhar cover de Beck e convidados. A primeira faixa, "Suzanne", foi liberada no site oficial do anfitrião do projeto.

Brian LeBarton e Bram Inscore, colaboradores frequentes de Beck, participam. A primeira fase do Record Club, que incluiu versõe de Velvet Underground & Nico e Oar (de Spence), contou com Nigel Godrich, produtor do Radiohead, o ator Giovanni Ribisi e membros do Wilco, entre outros.

Beck explicou aos novatos o conceito do Record Club: "É uma reunião informal de vários músicos para gravar um disco em um dia. Um álbum é escolhido para ser reinterpretado e usado como base. Nada é ensaiado ou arranjado previamente."

O músico postará uma faixa por semana em seu site. "Como você escutará, algumas das canções são rendições rudes, muitas vezes a primeira versão (...) do que se passou no curso de um dia. Não há intenção em 'adicionar' algo ao trabalho original", afirmou, deixando claro que o projeto zela pela crueza do som, em vez de perfeccionismo.

Ele também dispensou a pretensão de "recriar o poder do disco original". Caso a nova geração não esteja familiarizada com o disco de Cohen, pode aproveitar a deixa e correr atrás "das canções em suas versões definitivas".

Beck - que em breve terá disco seu em parceria com Charlotte Gainsbourg (filha de Serge Gainsbourg e Jane Birkin) no mercado - entregou o responsável por eleger Cohen como nova mira do Record Club: Andrew, do MGMT. O próximo passo poderá ser Ace of Base.