Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Liverpool quer censurar cigarro nas telas

Autoridades da cidade inglesa querem que filmes sejam classificados para maiores de 18 anos

Da redação Publicado em 17/03/2008, às 10h13 - Atualizado às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

A cidade de Liverpool, na Inglaterra, quer tomar uma medida radical para combater o fumo entre adolescentes. O grupo SmokeFree (em inglês, algo como "livre de cigarro") quer que os filmes que contenham cenas de pessoas fumando sejam classificados para maiores de 18 anos, informou a Radio 5 da BBC.

A organização já havia tentando mudar a grade de classificação etária, mas a British Board of Film Classification (BBFC, em inglês Conselho Britânico de Classificação de Filmes) achou a medida pesada demais. Sem a aprovação do Conselho, existe a possibilidade de que a cidade tome medidas isoladas, mudando a classificação dos filmes apenas em seu território.

Em entrevista à BBC, Andy Hull, da SmokeFree, afirmou que existe uma estatística internacional de que um em cada dois jovens entre 11 e 18 anos que assistem a filmes com fumantes acabam experimentando o cigarro.

Liverpool tem um dos mais altos índices de fumantes no Reino Unido e é considerada a capital do câncer de pulmão na Inglaterra.