Pulse

Lizzo, Jorja Smith e mais: 4 mulheres incríveis do novo R&B que você deveria ouvir agora

Passada a década de ouro, o R&B tem voltado a ter notoriedade devido às vozes de grandes artistas femininas

Redação Publicado em 11/08/2019, às 20h30

None
Lizzo e Jorja Smith (Foto 1: ZZ/KGC-138/STAR MAX/IPx 2019 Foto 2: Chris Pizzello/Invision/AP)

A década de 1990 foi a idade de ouro do R&B. Tanto que alguns hits do gênero ainda soam frescos e a influência é sentida na nova safra de artistas, principalmente mulheres, que estão o empurrando para as outras gerações. O R&B tem voltado a ter notoriedade nas principais categorias das premiações graças à elas. Por isso, separamos 5 artistas do R&B contemportâneo que você precisa conhecer: 

Ella Mai 

A cantora e compositora inglesa é uma das novas faces desse gênero. Entre 2016 e 2018, a artista lançou alguns projetos entre eles três EPs, Time, Change e Ready e um álbum de estreia auto-intitulado.

A faixa "Boo'd Up", presente no disco, à trouxe para os holofotes da mídia especializada e foi responsável por construir o seu público. A mesma foi indicada para dois prêmios Grammy como Canção do Ano e Melhor Canção de R&B, vencendo a última categoria.

Além disso, no Billboard Music Awards 2019, Ella Mai ganhou três prêmios, inclusive como Melhor Artista de R&B. 

 


Jorja Smith 

A artista iniciou a carreira musical aos 11 anos escrevendo suas próprias canções. Em 2016, lançou o seu EP de estreia, Project 11, mas o seu primeiro hit foi "Blue Lights" que conquistou o topo das paradas de rádios em Londres.

A música, que usa sample da canção "Sirens" do rapper Dizzee Rascal, foi inspirada nas situações hostis que jovens negros enfrentam nos Estados Unidos, cantando contra a violência policial na manifestação pró Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), em Birmingham.

Em 2018, Smith lançou o seu primeiro disco de estúdio, Lost & Found. O projeto foi elogiado pela crítica e Drake elegeu a faixa "Where Did I Go?" como música favorita do momento para o Entertainment Weekly. As composições do álbum são um retrato da sua juventude.

+++ LEIA MAIS: Amy Winehouse transformou sua dor e angústia em jazz, mas ela não era só isso [ANÁLISE]

Claramente influenciada por Amy Winehouse, a artista britânica cresceu ouvindo o disco Frank (2003) e algumas outras mulheres do R&B como Lauryn Hill e Alicia Keys. 

Em 2019, Smith se apresentou, pela primeira vez no Brasil, no Lollapalooza. 

 


H.E.R

Conhecida por H.E.R. (Having Everything Revealed), Gabriela Wilson é uma artista norte-americana que vem se destacando na cena do R&B contemporâneo. Wilson chegou ao público após performar "No One" da Alicia Keys no The Today Show aos 10 anos de idade. 

Dois anos depois competiu em um concurso na Radio Disney's The Next BIG Thing e aos 14 anos assinou um contrato com a Sony para lançar a sua primeira canção, "Something to Prove".

Em 2016, H.E.R foi lançada pelo selo RCA Records e venceu dois Grammy Awars nas categorias de Melhor Álbum R&B e Melhor Performance de R&B com o disco de estreia auto-intitulado. 

Com apenas 21 anos, ela é dona de um groove inigualável, coleciona elogios de artistas como Rihanna, Alicia Keys e Wyclef Jean e se apresentará no Rock in Rio 2019 no dia 5 de outubro no palco principal do festival. 

 


Lizzo

Com uma mistura de hip hop, pop e R&B vibrante, Lizzo mostrou que veio para ficar. Desde nova na cena underground do hip hop, a artista fundou alguns grupos como The Chalice, Grrrl Prty e The Clerb.

+++ LEIA MAIS: Lizzo gravou cover impressionante de Someone Like You, da Adele, em 2011; assista

Seu primeiro disco, intitulado de Lizzobangers, foi lançado em 2013 e dois anos depois a artista entregou um segundo álbum de estúdio, Big Grrrl Small World. Já conhecida por usar a sua voz para dar força à composições contra o machismo e a gordofobia, Lizzo ocupa o topo das paradas com "Truth Hurts", seu maior sucesso até então, do disco Cuz I Love You, eleito pela Rolling Stone EUA como um dos melhores álbuns de 2019 até o momento.

Além disso, a artista vai estrear em Hustler, um filme com a Jennifer Lopez e a rapper Cardi B.