Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lockdown tem apoio de 60% dos brasileiros, aponta pesquisa

Maioria da população é favorável a medidas de isolamento mais rígidas no país que agora é o epicentro da pandemia do coronavírus

Redação Publicado em 27/05/2020, às 07h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pessoas de máscara em fila (Foto: Chip Somodevilla / Equipe)
Pessoas de máscara em fila (Foto: Chip Somodevilla / Equipe)

Segundo pesquisa do instituto Datafolha, os brasileiros são majoritariamente favoráveis ao Lockdown, ou seja, medidas de confinamento radical para combater a transmissão do novo coronavírus.

A opinião, contudo, vem de cidades que estão em quarentena devido à pandemia. O Datafolha falou com 2.069 adultos por telefone. A margem de erro é de cerca de 2%. Para 60% dos entrevistados, a medida é recomendável. Já 36% são contrários, 2% não souberam responder e 1%, se dizem indiferentes.

+++LEIA MAIS: Pesquisa aponta que casos de coronavírus no Brasil é 7 vezes maior do que divulgado pelo governo

O Lockdown já foi aplicado no Brasil, mas sem sucesso prático em lugares como Belém, por isso, vem sendo alvo de discussão em São Paulo. Ele vinha sendo defendido pelo prefeito Bruno Covas, mas é contrariado pelo governador João Doria.

Os maiores opositores as medidas restritivas são os ricos, que ganham acima de 10 salários mínimos, são 50% são contra, empatados com 47% a favor.

+++ LEIA MAIS: Bolsonaro quis mudar a bula da cloroquina, revela Mandetta

Já na região Nordeste, 69% são a favor do Lockdown. A população e líderes nordestinos criticam abertamente o presidente Jair Bolsonaro e as políticas de preocupação com a economia e rejeição ao isolamento social. Na região sul, que apoia mais o presidente, 54% são favoráveis as restrições.

Vale lembrar que o Brasil, com 1.039 mortes confirmadas nas últimas 24h, é o novo epicentro da pandemia de Covid-19, enquanto os Estados Unidos, segundo país com mais óbitos, teve 595 casos registrados.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE