Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lollapalooza 2013: o blues calorento de Gary Clark Jr.

Guitarista tocou no palco Alternativo com sol a pino e microfone baixo

Paulo Cavalcanti Publicado em 30/03/2013, às 17h11 - Atualizado em 02/04/2013, às 19h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gary Clark Jr. - Divulgação
Gary Clark Jr. - Divulgação

Os arredores do palco Alternativo não eram convidativos nesta tarde de sábado, 30, segundo dia do festival Lollapalooza 2013. O local ainda era lama pura (resquícios das chuvas do dia anterior) e o sol não dava trégua para o bom público presente. Precisamente às 15h30, o cantor e guitarrista norte-americano Gary Clark Jr. começou sua performance no evento – o segundo show dele no país (o primeiro foi abrindo para Eric Clapton, em 2011). Todo vestido de preto e empunhando uma guitarra Epiphone semiacústica vermelha, Clark abriu com “When My Train Pulls In”, em uma versão de quase dez minutos de duração. Clark mandou ver em seu instrumento, improvisando e esticando os solos. Infelizmente, o microfone estava baixo e mal mixado, e mal foi possível compreender o que ele cantava – problema que se prolongou até o final do show.

Na sequência, o músico tocou “Don't Owe You a Thang”. Para a terceira canção, a balada “Please Come Home”, ele trocou de instrumento – optou por uma Fender Stratocaster branca. Clark é adepto do blues rock elétrico, e Jimi Hendrix, sem dúvidas, é uma de suas grandes influências – isso ficou claro quando ele fez uma referência ao mestre, citando a clássica “Third Stone From The Sun”. O músico então emendou com “If You Love Me Like You Say”, que desaguou em um longo improviso cheio de notas. Na apresentação, trocou de guitarra mais vezes, usando uma Epiphone azul semiacústica, e depois retornando para o modelo vermelho tradicional com o qual começou o show.

Antes de finalizar, ainda tocou o hit “Blak and Blu”, fez uma citação (bem recebida pela plateia) a “(I Can’t Get No) Satisfaction”, dos Rolling Stones, e arrancou muitos aplausos com improvisos bem colocados e solos virtuosos de bom gosto. Às 16h30, Clark agradeceu, prometeu retornar ao país e deixou o palco.