Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lou Reed diz que "nunca gostou dos Beatles", em entrevista perdida

Conversa entre o artista e o jornalista Joe Smith foi transformada em animação como parte da série Blank on Blank, da PBS

Redação Publicado em 17/02/2015, às 16h26 - Atualizado às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O guitarrista foi líder do lendário Velvet Underground e se manteve carreira solo nos últimos anos. - Paulo Duarte / AP
O guitarrista foi líder do lendário Velvet Underground e se manteve carreira solo nos últimos anos. - Paulo Duarte / AP

Lou Reed relembrou as ideias que tinha para o Velvet Underground e as ressalvas que tinha a respeito os trabalhos da banda em uma entrevista recentemente redescoberta pela PBS. O canal transformou o material em uma animação que faz parte da série Blank on Blank. O cantor disse ao jornalista Joe Smith, em 1987, que sentia que o propósito da banda era “elevar o rock & roll e levá-lo onde nunca havia chegado antes”.

Lou Reed: 20 músicas essenciais da lenda do rock.

Ele também tinha críticas sobre outras bandas de sucesso nos anos 1960. “Quando [bandas] tentavam ser 'artísticas' era pior que rock & roll babaca”, ele disse. “O que quero dizer com babaca é, por exemplo, The Doors”. E o que ele achava do John Lennon e dos Beatles? “Eu nunca gostei dos Beatles,” disse Reed. “Eu achava eles um lixo. Se me perguntarem, ‘De quem você gostava?’ De ninguém.”

Em outro momento da conversa, Reed falou sobre viver em uma parte remota de Nova Jersey, onde ele ameaçava universitários curiosos com uma arma, e sobre as brigas que teve com engenheiros de som em estúdios.

Veja imagens de momentos da vida de Lou Reed.

Lou Reed também mencionou como ninguém percebeu que a faixa “Venus in Furs”, do álbum The Velvet Underground & Nico, é baseada em um romance, e disse ainda que a reação à “Heroin” foi algo como “Eu matei o Papa ou coisa do gênero”. Reed afirmou que a intenção ao trazer esses assuntos ao rock – referências a romances, por exemplo – era abrir os olhos das pessoas sobre a capacidade da música pop. “O que eu queria fazer era escrever rock & roll que poderia ser escutado à medida que a pessoa envelhecesse, sem que se perdesse nada”, afirmou. “Seria atemporal, o assunto e a profundidade da letra”.

A subversão pop de Lou será honrada no dia 18 de abril quando o músico será incluído como artista solo no Hall da Fama do Rock & Roll. Reed já era parte do Rock Hall como membro do Velvet Underground desde 1996.

Relembre parcerias inusitadas da música, como a de Lou Reed com o Metallica.

O vídeo da entrevista é parte da série Blank on Blank da PBS, que anima longas – e esquecidas – entrevistas com nomes importantes da música e entretenimento. Outras das celebridades entrevistadas foram os músicos menos preferidos de Reed: John Lennon e Jim Morrison. Além deles, Robin Williams, David Bowie, Tupac Shakur, Wayne Coyne e Michael Jackson.

Veja a entrevista completa [em inglês]: