Lula, o Filho do Brasil será representante brasileiro a indicação ao Oscar

O filme foi escolhido por unanimidade pelo júri para concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro da premiação em 2011

Da redação Publicado em 23/09/2010, às 16h15

Lula, o Filho do Brasil foi eleito por decisão unânime do júri para concorrer à uma indicação ao Oscar
Divulgação

Lula, o Filho do Brasil (2009), filme dirigido por Fábio Barreto, foi escolhido de forma unânime para representar o Brasil na corrida por um Oscar em 2011, de acordo com o que foi publicado no site oficial do Ministério da Cultura nesta quinta, 23. A cinebiografia que narra a trajetória do presidente Lula irá concorrer com filmes de mais de 95 países a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro na premiação.

A produção foi eleita dentre os 23 inscritos que passaram por avaliação do corpo de jurados. "Votamos no filme que nos pareceu mais bem feito, que honra a cinematografia brasileira e tem como atriz Glória Pires, que se torna uma excelente candidata ao prêmio de melhor atriz. Nossa posição não tem nenhuma ligação política. Lula é uma estrela aqui e fora daqui, internacionalmente conhecida", declarou Roberto Farias, presidente da Academia Brasileira de Cinema.

A seleção foi realizada por uma comissão composta por jornalistas, diretores e professores da área de cinema, dentre eles o próprio Roberto Farias, Leon Cakoff (crítico de cinema e diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) e a cineasta Tata Amaral.

No dia 25 de janeiro de 2011, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood irá divulgar quais foram os cinco filmes escolhidos para concorrer ao prêmio. No dia 27 de fevereiro acontece a cerimônia de entrega do Oscar.

Além da supracitada Glória Pires e de Rui Ricardo Diaz, que interpreta Lula na fase adulta, integram o elenco de Lula, o Filho do Brasil Cléo Pires, Juliana Baroni, Milhem Cortaz, Lucélia Santos e Antônio Pitanga, entre outros.