Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Macklemore e Ryan Lewis lançam música de protesto “White Privilege II”

Duo se juntou a representantes locais do movimento negro em single do novo disco This Unruly Mess I've Made

Rolling Stone EUA Publicado em 23/01/2016, às 10h44 - Atualizado às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Macklemore e Ryan Lewis também se sobressaíram na edição de 2014 do Grammy. Foram eleitos a Melhor Revelação e venceram os troféus nas categorias de rap. Eles ainda fizeram uma performance especial de "Same Love" - Matt Sayles/AP
Macklemore e Ryan Lewis também se sobressaíram na edição de 2014 do Grammy. Foram eleitos a Melhor Revelação e venceram os troféus nas categorias de rap. Eles ainda fizeram uma performance especial de "Same Love" - Matt Sayles/AP

Macklemore e Ryan Lewis lançaram um novo single, “White Privilege II”, na noite da última quinta-feira, 21, com download gratuito. A canção de quase nove minutos – uma sequência da música “White Privilege”, lançada por Macklemore em 2005 – traz o cantor de Chicago e a poeta Jamila Woods.

Veja as capas das 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

A música é a mais recente divulgada de This Unruly Mess I've Made, disco independente a ser lançado pela dupla em 26 de fevereiro. Em nota que acompanhou o single, eles escreveram: “Esta música é o resultado de um diálogo contínuo entre músicos, ativistas e professores dentro da nossa comunidade em Seattle e região. O trabalho e engajamento deles foi essencial para o processo criativo.”

Em “White Privilege II”, Macklemore rima sobre se sentir “estranho” em relação aos protestos do Black Lives Matter, lutando para descobrir a melhor maneira de ser um aliado do movimento e lidar com as consequências de ser um rapper branco de muito sucesso comercial.

Após lidar com a fama repentina e superar as críticas, Macklemore e Ryan Lewis preparam novo disco.

“My success is the product of the same system that let off Darren Wilson guilty”, canta ele, referindo-se ao policial o qual o júri negou processar por ter atirado e matado o jovem Michael Brown, de 18 anos. Mais à frente na faixa, Macklemore rima: “You've exploited and stolen the music, the moment, the magic, the passion, the fashion/ You toy with the culture was never yours to make better/ You're Miley, you're Elvis, you're Iggy Azalea.”

Jamila Woods, cuja voz pode ser reconhecida da música “Sunday Candy” de Donnie Trumpet and the Social Experiment, recentemente assinou um acordo com a Closed Sessions. O primeiro single dela, “blk girl soldier”, foi lançado esta semana. Além de Jamila e deles mesmo, Macklemore e Ryan Lewis listam 18 colaborações musicais e 20 membros da comunidade nos créditos de “White Privilege II”.

Ouça a faixa abaixo.