Madonna retira suástica do rosto de Marine Le Pen em vídeo exibido no show de Nice

O símbolo nazista foi substituído por um ponto de interrogação

Redação Publicado em 22/08/2012, às 17h01 - Atualizado às 17h11

Madonna deu o tão aguardado início à sua turnê MDNA em Israel.
AP

Na última terça, 21, Madonna se apresentou na cidade de Nice, França, e modificou o clipe que exibia uma suástica no rosto de Marine Le Pen, presidente do partido francês de extrema direita Frente Nacional. A cantora, ou a equipe dela, substituiu o símbolo do nazismo por um ponto de interrogação.

Madonna é processada em US$ 10,5 milhões por apoiar comunidade LGBT russa.

Gaël Nofri, responsável pelo grupo Bleu Marine, que apoia Le Pen, comemorou a mudança. “Que eu saiba, Madonna nunca mudou um vídeo. É a prova de que nossos argumentos eram válidos. É uma novidade excelente”, disse ele ao jornal Le Figaro.

Na etapa europeia da turnê MDNA, a cantora vem exibindo um vídeo que associa Marine Le Pen com o símbolo nazista. Recentemente ela se defendeu dizendo ao New York Times que o uso de tais símbolos ilustra uma mensagem sobre a “intolerância que nós seres humanos temos um pelo outro”. Le Pen alertou para que a estrela do pop não exibisse mais o vídeo, ameaçando revidar.

Na semana passada, militantes do partido saíram pelas ruas de Nice para substituir os cartazes de Madonna pelo de Le Pen. Assista abaixo ao vídeo antes da mudança.