Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Mãe de Geddy Lee, sobrevivente do Holocausto, morre aos 95 anos

Mary Weinrib apoiou carreira musical do filho desde o início do Rush

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 06/07/2021, às 09h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Geddy Lee e a mãe, Mary Weinrib (Foto: Reprodução/Instagram)
Geddy Lee e a mãe, Mary Weinrib (Foto: Reprodução/Instagram)

Mary Weinrib, sobrevivente do Holocausto e mãe de Geddy Lee, morreu aos 95 anos na última sexta, 2, segundo informações do Consequence. Nas redes sociais, o baixista e vocalista do Rush prestou homenagens.

Como o site relatou, a vida de Weinrib conta uma história emocionante de sobrevivência e perseverança. Criada em uma comunidade judaica na Polônia, foi forçada pela Alemanha Nazista a entrar em campos de concentração. Após ser libertada em 1945, reencontrou e casou com Morris Weinrib, por quem se apaixonou enquanto estava em Auschwitz.

+++LEIA MAIS: Geddy Lee, do Rush, escolhe os discos favoritos de todos os tempos: a lista tem Pink Floyd, Led Zeppelin e mais

O casal se mudou para Toronto e abriu uma loja de variedades, mas Morris morreu repentinamente em 1965 - e Mary precisou criar três filhos sozinha. Foi uma grande defensora da carreira musical de Geddy Lee desde o início do Rush. "Quando o primeiro disco da banda foi lançado, cobriu as vitrines do estabelecimento com pôsteres do grupo e deu os álbuns a qualquer criança que os quisesse," afirma o obituário.

Geddy Lee e Mary Weinrib participaram de From Cradle to Stage, produção da Paramount+ apresentada por Dave Grohl e a mãe, Virginia. No episódio, Geddy falou sobre a experiência dos pais em campos de concentração: "Desde muito cedo, sabia que meus pais eram sobreviventes do Holocausto. Na verdade, quase toda minha família era sobrevivente. A maioria não fala sobre isso, mas me senti com sorte, de certa forma, porque não era um mistério em minha casa."

+++LEIA MAIS: 'Rush nunca vai existir de novo', afirma Alex Lifeson

Em maio de 2021, Lee postou uma foto com Mary no Instagram. "Feliz Dia das Mães para minha linda mãe! Com 96 e ainda arrasa! Acabou de se vacinar também! Que ela esteja por perto para muitos mais!", escreveu.


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL