Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Maior festival LGBT da América Latina, Mix Brasil de Cultura da Diversidade divulga programação

23ª edição do evento acontece em São Paulo no mês de novembro

Redação Publicado em 01/11/2015, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme <i>Te Prometo Anarquia</i> - Divulgação
Cena do filme <i>Te Prometo Anarquia</i> - Divulgação

O 23° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, maior festival LGBT da América Latina, acontece de 11 a 22 de novembro em São Paulo. Neste ano, o evento apresenta 138 filmes de 27 países, além de teatro, música, leitura dramática, performances e a 1ª Conferência Internacional [SSEX BBOX] & Mix Brasil. A partir desta edição, o festival homenageará Suzy Capó, uma das fundadoras do Mix Brasil. Será entregue a produção mais inovadora e transgressora o prêmio com o nome da produtora e jornalista.

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve conhecer.

Inédito em São Paulo, o longa-metragem Te Prometo Anarquia, de Julio Hernández Cordón, abre o festival em uma sessão especial para convidados no dia 11 de novembro. O evento contará com a presença do ator do filme Diego Calva Hernández. Selecionado para os festivais de Locarno e Toronto, a história da película gira em torno de Miguel, de família de classe média, e Johnny, de bairro humilde, que são skatistas e namorados. Para financiar seu estilo de vida, eles vendem o seu próprio sangue e de sua gangue para clínicas clandestinas, até que um grande trabalho para a máfia dá errado.

Arte e ativismo: relembre bandas e atores que, ao defender causas, arrumaram problemas com autoridades.

No panorama internacional estão confirmados longas-metragens e documentários premiados recentemente em Festivais Internacionais de Cinema como a Berlinale, Locarno, Frameline e Toronto, entre outros. Já no circuito nacional, o festival premiará com o Coelho de Ouro o melhor filme brasileiro. O Mix Brasil ainda dedica parte da programação desse ano ao Mundo Mix América Latina, uma seleção especial de produções latino-americanas. O Festival apresenta nesta edição sua maior seleção de curtas-metragens nacionais, escolhidos entre 370 inscrições. No total, serão exibidos mais de 50 trabalhos brasileiros, sendo 18 curtas em competição.

Comédias políticas norte-americanas.

Vários convidados nacionais e internacionais marcarão presença no festival, como Wieland Speck, diretor do Panorama do Festival de Berlim; Carol Queen, uma das mais importantes ativistas pelos direitos da comunidade queer e de profissionais do sexo; Daniela Sea (L Word), atriz, cineasta, musicista e ativista; Buck Angel, ator, produtor, diretor e ativista da causa trans, e Karine Teles (Que Horas Ela Volta? e Otimismo), atriz e diretora.

Na parte musical do evento, uma das grandes atrações será o rapper Rico Dalasam. O artista, que desafia a noção de normalidade na música e no gênero, inaugurou a cena queer rap no Brasil. Presente no hip-hop há mais de 14 anos, a DJ, produtora musical e MC, Luana Hansen, também irá se apresentar no festival.

O tradicional Show do Gongo não poderia ficar de fora. As atrações serão submetidas ao júri popular e convidados comandos por Marisa Orth. Os interessados poderão se inscrever no balcão de credenciamento durante o festival ou até horas antes do início das gongadas, que acontece em São Paulo no dia 17 de novembro às 21h. A programação completa do festival pode ser vista aqui.