Mais de 500 artistas assinam carta contra Regina Duarte: ‘Não nos representa’; leia na íntegra

Nomes como Rita Lee, Luis Fernando Verissimo, Caetano Veloso e Chico Buarque assinaram o manifesto

Redação Publicado em 11/05/2020, às 15h29

None
Regina Duarte em entrevista à CNN (Foto: Reprodução/CNN Brasil/Twitter)

Após a entrevista de Regina Duarte, secretária de Cultura do governo Bolsonaro, para a CNN Brasil, diversos artistas se posicionaram contra as falas da atriz e neste sábado, 9, mais de 500 deles assinaram uma carta de repúdio.

No programa, que foi ao ar no dia 7 de maio, Regina cantou música favorável à ditadura militar e minimizou as torturas e mortes do período. Além disso, a secretária também afirmou o posicionamento do governo de Jair Bolsonaro em relação à crise do coronavírus e explicou o motivo da Secretaria Especial de Cultural não publicar nenhuma mensagem de solidariedade aos diversos artistas que morreram recentemente por causa da doença, como Daisy Lúcidi

+++ LEIA MAIS: Artistas reagem à ‘chilique’ de Regina Duarte e fala sobre ditadura: ‘Você não tem humanidade?’

“Será que eu vou ter que virar obituário? Quantas pessoas a gente está perdendo? Teve uma semana que foram três. Tem pessoas que eu não conheço. Aldir Blanc eu admiro, mas não conheci”, disse Regina

Em seguida, ela completou: “O país está cultuando a memória deles, não precisa da Secretaria de Cultura. Pode ser que eu esteja errando, vou me corrigir. Não fiz por mal, peço desculpas, falei com as famílias, lamentei a perda... Nessa hora a pessoa que está mais constrangida pela perda é a família, e eu queria falar com elas diretamente, não por um papel timbrado da Secretaria”. 

+++ LEIA MAIS: Maitê Proença explica vídeo que causou chilique de Regina Duarte: ‘Era um pedido’

Por causa das atitudes da secretária, um total de 512 artistas assinaram o manifesto em repúdio à polêmica no programa. Nomes como Rita Lee, Luis Fernando Verissimo, Caetano Veloso, Chico Buarque, Renata Sorrah, Fafá de Belém, Paulo Betti, Fábio Porchat e outros assinaram a carta.

Leia a íntegra (via O Globo):

“Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988.

Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público.

Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar.

Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.

Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura. Ela não nos representa.”


+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL