Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Mais recente disco do Iggy & The Stooges sai no Brasil em maio

Ready to Die foi o último álbum da banda com o baterista Scott Asheton, que morreu no último mês de março

Redação Publicado em 04/05/2014, às 15h14 - Atualizado às 16h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Iggy Pop & The Stooges - Ready to Die - Reprodução
Iggy Pop & The Stooges - Ready to Die - Reprodução

Apesar de lançado em 2013, o disco mais recente do Iggy & The Stooges, Ready to Die, só sai no Brasil neste mês de maio. O álbum foi o segundo registro da reunião da banda no século 21, confirmada após um show de encerramento no Coachella de 2003. Em 2007, o grupo lançou The Weirdness, e, com o ataque cardíaco que levou à morte o guitarrista original Ron Asheton, em 2009, James Williamson – que tocou no clássico Raw Power (1974) – assumiu o instrumento para a concepção de Ready to Die.

Disco Raw Power, do Iggy Pop & The Stooges, completa 40 anos.

Ícone e pioneiro do punk no fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, o Iggy & The Stooges perdeu no último dia 16 de março o baterista - e irmão de Ron - Scott Asheton, aos 64 anos, devido a problemas de saúde já recorrentes desde, pelo menos, 2011. Ele esteve com a banda desde o álbum homônimo, de 1969, sendo Ready to Die o último com a participação dele nas baquetas.

“Scott era um grande artista”, disse Iggy Pop em comunicado logo após a morte de Scott. “Nunca ouvi alguém tocar bateria com mais propósito do que Scott Asheton. Ele era como um irmão. Ele e Ron deixam um legado enorme ao mundo. Os Ashetons sempre foram e continuarão sendo uma segunda família para mim”.

Morre Scott Asheton, baterista do Iggy & The Stooges, aos 64 anos.

Com discos recheados de brilhantismo artístico – que viriam a influenciar desde David Bowie a Ramones – nos anos 1970, o Iggy & The Stooges teve relativamente pouco sucesso comercial. Após a volta, em 2003, entretanto, o grupo goza de um reconhecimento até então inédito, tocando de maneira recorrente em grandes festivais pelo mundo.

Ready to Die será lançado pela Deck Disc no Brasil. Assista abaixo à banda tocando cinco músicas do disco ao vivo, em registro feito no ano passado: