Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Mamilos polêmicos: como Joel Schumacher criou a pérola nerd em Batman Eternamente e Batman & Robin

Cineasta se inspirou em estátuas gregas para fazer o traje do homem-morcego

Redação Publicado em 23/06/2020, às 08h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Batman de George Clooney (Foto: Divulgação/Warner Bros.) e Joel Schumacher (Foto: Reprodução/Instagram)
Batman de George Clooney (Foto: Divulgação/Warner Bros.) e Joel Schumacher (Foto: Reprodução/Instagram)

O Batman possui diversas versões diferentes no cinema, e todas, ruins ou boas, são sempre lembradas pelos fãs do herói da DC. O diretor Joel Schumacher, que faleceu na última segunda, 22, foi responsável por dar vida a dois Bruce Wayne diferentes, e ambos tinham uma peculiaridade: os mamilos no traje do personagem. Val Kilmer e George Clooney tiveram a chance de vestir a pérola nerd em Batman Eternamente (1995) e Batman & Robin, (1997) respectivamente.

Batman Eternamente é uma continuação de Batman: O Retorno, dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton. Os dois artistas se recusaram a voltar ao longa porque os dois não gostavam da ideia do estúdio em fazer um filme infantil. Então, Joel Schumacher assumiu a direção e Val Kilmer foi contratado para viver o bilionário Bruce Wayne.

+++LEIA MAIS: Como Nicolas Cage e Tim Burton quase estragaram Superman nos cinemas (ideia incluia traje transparente)

"O Tim, que é um grande amigo meu, então me implorou para eu continuar com a franquia. Por causa da pressão e por ele pronto para se afastar", disse Schumacher em 2017, em entrevista à Vice (via UOL). "O que é interessante para mim é que, se você vê a versão do Tim e a minha, você percebe como os telespectadores eram mais inocentes naquela época".

Depois da estreia de Batman Eternamente eternamente, o estúdio planejava a volta de Kilmer ao papel do protagonista, mas ele recusou a proposta, porque segundo o próprio ator em uma entrevista ao New York Times, as crianças se importavam mais com o Batmóvel. George Clooney, estrela de E.R. na época, foi contratado para substituir o colega.

+++LEIA MAIS: Repetitivo? 5 truques de Christopher Nolan repetidos nos filmes dele, de Batman a A Origem, segundo site

Pode-se dizer que o traje com mamilos de George Clooney é mais lembrado que o antecessor, porque era bem menos discreto. Em uma entrevista de 2017 (via UOL), Joel Schumacher falou que, na pré-produção, pediu para Bob Ringwood, criador dos trajes, fizesse uniformes anatômicos:

"Dei a ele fotos de estátuas gregas e desenhos anatômicos incríveis de livros médicos. Ele fez os mamilos e, quando vi, achei que tinha ficado legal", revelou.

Esses dois filmes do Batman nunca caíram nas graças dos fãs do herói. No aniversário de 20 anos de Batman & Robin, Schumacher pediu desculpa por ter feito as duas obras. "Eu queria me desculpar com cada fã que ficou triste ou desapontado", comentou. "Eu devo isso, pois eu era o único que queria fazer uma sequência, enquanto a Warner não estava confiante".


+++ A PLAYLIST DO SCALENE