Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Maracatu de uma tonelada

Pernambucanos da Nação Zumbi comandaram cerca de três mil pessoas com músicas recentes e dos tempos de Chico Science; 2º dia de Demo Sul teve ingressos esgotados

Por Bruna Veloso, de Londrina Publicado em 16/05/2011, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jorge Du Peixe - Ronaldo Trassi/Divulgação
Jorge Du Peixe - Ronaldo Trassi/Divulgação

Na noite em que sons dançantes deram o tom, o público de Londrina foi à catarse com as batidas enraizadas na cultura pernambucana da Nação Zumbi. Em uma concentração de cerca de três mil pessoas (segundo dados não oficiais, a sexta-feira contou com 1,9 mil pagantes), os recifenses abriram o show, último do festival, com "Hoje, Amanhã e Depois", do aclamado disco Futura, de 2005. Ao som de "Meu Maracatu Pesa Uma Tonelada" e "Bossa Nostra", dava para ver e ouvir, de longe, a massa pulando e cantando os refrãos em uníssono.

Diferente do público do Mudhoney (headliner da sexta), que se dividia entre adoradores e curiosos, a platéia inteira deste sábado, 11, entrou em sintonia ao peso de três alfaias e da guitarra de Lúcio Maia. O vocalista Jorge Du Peixe também comandou efeitos eletrônicos, mais experimentados que em fases anteriores da Nação. O povo seguiu a percussão em faixas como "Maracatu Atômico", do tempo de Chico Science, e "Blunt of Judah". Após mais de uma hora de show intenso, o grupo saiu do palco, para voltar menos de dois minutos depois. Du Peixe avisou que seriam apenas duas músicas. O vocalista pareceu emocionado com a energia emanada pelo público com o coro nas já mais do que conhecidas "A Praiera" e "Manguetown", e resolveu comunicar os técnicos que teria que matar a sede de som dos londrinenses com mais uma canção. A apresentação terminou em clima de apoteose com "Quando a Maré Encher".

Alternativas ao rock e música pra dançar

No palco menor, a banda Fabulous Bandits, primeira da noite, veio com contrabaixo acústico, guitarra havaiana (um pequeno instrumento de seis cordas, apoiado no colo) e sem bateria. As batidas eram levadas no cajon. Em uma mistura de bluegrass e rockabilly, a banda londrinense comandou um show animado. No início, todos os instrumentos estavam "estourados" na caixa de som. O vocalista, entre um gole e outro de uísque Jack Daniels, conseguiu se fazer ouvir, mas o banjo, assumido lá pelo meio do show pelo violonista, passou quase despercebido. Algumas meninas dançaram passinhos country perto do palco, seguindo o violino destacado, que lembrava a música rural norte-americana. Para os mais roqueiros, teve cover de "Ace of Spades", do Motorhead.

No palco maior, o The Name mandou ver em um pós-punk com baixo alto, boa bateria e vocalista de voz grossa, talvez inspirado em Ian Curtis, do Joy Division. No som, o The Name também parece olhar para a banda inglesa em alguns momentos, com ares soturnos e efeitos eletrônicos. Em faixas como "Older", a semelhança se desfaz, com algo de rock dançante. O grupo seguinte, no palco menor, fez punk e hardcore com letras sem muita profundidade. A VI Geração da Família Palim do Norte da Turquia cantou músicas despretensiosas como "Eu Acho que Ela Gostaria" (cujo verso principal continua com "foder comigo") e "Acre: Que Porra É Essa".

A instrumental Pata de Elefante foi muito bem recebida pelo público, que cresceu à frente do palco principal durante o show do trio. Três músicos muito competentes (Gustavo Telles na bateria e Gabriel Guedes e Daniel Mossmann dividindo os trabalhos entre guitarra e baixo), comandaram um ótimo show de rock. A clara influência dos anos 70 e músicas que remetem a Jimi Hendrix fizeram a platéia pedir mais um. Os curitibanos do Subburbia, que num primeiro momento chamaram a atenção dos marmanjos de plantão pela dupla de garotas que comanda bateria e uma das guitarras, faz new rave, brit pop e electro rock mesclando vocais masculinos e femininos. Foi a abertura da parte dançante da noite.

No palco maior, a pista virou uma grande reunião de amigos - que não necessariamente se conheciam - ao som do Terra Celta. Com o trio de violino, acordeon e guitarra baiana, a banda liderada por um vocalista vestido de duende (com kilt, assim como guitarrista), o espaço virou um pub em dia de Saint Patrick. Também teve solo de gaita de fole, instrumento típico escocês. Platéia lotada pulando e levantando canecas imaginárias - ou latas de cerveja - ao som do refrão "todo bêbado amigo aqui é meu irmão".

Batuque Muamba Fub, única representante do reggae no festival, fez o público dançar sem elementos tecnológicos. Congas faziam parte de uma percussão afinada, que também ditou levadas de samba e samba rock.

As duas bandas seguintes carimbaram os ares de festa da última noite do Demo Sul 2008, e poderiam, com competência, fazer parte de qualquer line-up de festivais eletrônicos. A local Trilöbit transformou a área aberta do Grêmio em uma enorme pista de dança, com electro rock mais electro do que rock, bateria pesada e um baixista vestido de macaco. Sem vocais, o trio arrancou aplausos do público. A dupla Palangueto não teve a mesma sorte - o som mais eletrônico, com guitarra secundária e pitadas de dance music, não agradou muito a platéia "pé vermelho". Sincronizado e dançante, o duo tocou apenas para algumas dezenas de pessoas - o restante foi saindo aos poucos, em direção ao palco principal.