Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Marc Jacobs nega ter usado ilegalmente logo do Nirvana em coleção

Banda moveu processo contra estilista após design baseado no rosto símbolo da banda

Redação Publicado em 12/03/2019, às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain e o designer Marc Jacobs (Foto: AP/Evan Agostini/Invision/AP)
Kurt Cobain e o designer Marc Jacobs (Foto: AP/Evan Agostini/Invision/AP)

Marc Jacobs e Nirvana travam uma batalha judicial em volta do desenho do rostinho feliz que eternizou o trio. O desenho original foi feito por Kurt Kobain e, encimado pelo nome da banda, virou o logo do conjunto. 

Em sua coleção de 2018, Redux Grunge Collection,Marc Jacobs usou um símbolo parecido, com as iniciais "MJ" no lugar dos clássicos "X" nos olhos, e a palavra "Heaven" no lugar de "Nirvana", com a mesma fonte e cor. 

Os responsáveis pelo legado da banda consideram isso como uma infração de direitos autorais, e em dezembro de 2018, abriram um processo contra o estilista. Mas Jacobs nega e disse que a banda não tem direito sobre o logo, já que foi Kurt quem o desenhou. 

Com o objetivo de reforçar sua posição, o estilista garantiu que tanto Courtney Love, esposa de Kurt, e Frances Bean, sua filha, são amigas da marca e apoiaram o uso do logo na coleção, e além disso, não há indicios de que a propriedade intelectual do logo passou para a banda após a morte do vocalista.