Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Marighella, filme de Wagner Moura sobre guerrilheiro brasileiro, será exibido em festival francês

Filme homenageia mártir da Ditadura Militar e causou controvérsias políticas

Redação Publicado em 31/03/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adriana Esteves e Seu Jorge em Marighella (Foto: Divulgação / IMDB)
Adriana Esteves e Seu Jorge em Marighella (Foto: Divulgação / IMDB)

Paris se prepara para receber a  21ª  edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris em abril. 23 títulos serão exibidos ao todo.

O primeiro filme a ser exibido será O Beijo no Asfalto, de Murilo Benício. O filme estrela Lázaro Ramos como Arandir, um banqueiro recém-casado. Ele se envolve em um acidente de carro e, ao socorrer a vítima moribunda, recebe um último pedido do homem: um beijo. Ele o dá, mas é flagrado por seu sogro e pela imprensa, que espalha a foto aos quatro ventos. 

Já o fechamento fica por conta do polêmico Marighella, de Wagner Moura. O filme conta a história real do guerrilheiro comunista que emprestou seu nome ao título do longa, e foi vivido por Seu Jorge. O ex-deputado foi assassinado durante a Ditadura Militar no Brasil e tornou-se um mártir.

O filme gerou polêmica por usar filmagens reais feitas durante o período de repressão política seguidas de imagens de Jair Bolsonaro, atual presidente do Brasil. No lançamento do filme, durante o 69º Festival de Berlim, Moura foi questionado se o filme era um jeito de dialogar com o presidente, que em diversas ocasiões mostrou apreço pela Ditadura.

“Nosso filme é maior que Bolsonaro. Não é uma resposta a ele, mas obviamente esse é um filme, provavelmente um dos produtos culturais da arte brasileira que, obviamente, está em contraste com o grupo que está no poder no Brasil. [...]Sofremos uma situação horrorosa, a pior que o Brasil vive desde a ditadura. Hoje há um genocídio contra a população negra, contra quem vive nas favelas. Temos um presidente homofóbico. Sei que quando voltarmos ao Brasil nos cobrirão de merda, mas não me preocupa; o mais importante era estrear este filme”, declarou o diretor durante a coletiva de lançamento.

Entre outros títulos do Festival estão inclusos Aos Teus Olhos, de Carolina Jabour - vencedor de quatro prêmios no Festival do Rio 2017 e Tinta Bruta, de Filipe Matzembacher e Marcio Rolon, que venceu o prêmio Teddy no Festival de Berlim, entre outros.