Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Marília Mendonça quebra recordes no streaming com músicas póstumas

Marília Mendonça alcançou a quarta posição na parada Billboard em Brasil Songs e quebra recordes no Spotify com músicas póstumas

Redação Publicado em 18/08/2022, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marília Mendonça (Foto: Pedro Dimitrow)
Marília Mendonça (Foto: Pedro Dimitrow)

Marília Mendonça continua quebrando recordes mesmo após a sua morte. No dia 22 de julho, o que seria data do seu aniversário, foi lançado o EP póstumo Decretos Reais, Vol. 1, projeto conjunto da família de Mendonça, sua antiga gravadora Som Livre e sua editora WorkShow.

A faixa “Te Amo Demais” alcançou o primeiro lugar na parada Daily Top Artists Brasil do Spotify, e entrou na parada Daily Top Songs Global do Spotify na posição #72, no dia do lançamento. É a primeira vez que uma música de Mendonça atinge o marco (via Billboard).

+++ LEIA MAIS: Marília Mendonça: Rainha da sofrência, compositora se consolidou como uma das mais populares do sertanejo; relembre trajetória

Além do Spotify, a canção também estreou em quarta posição na parada da Billboard em Brasil Songs no dia 6 de agosto, e se manteve até a semana seguinte.

“Independentemente de onde ela teria nascido, Marília teria sido um grande sucesso”, diz Marcelo Soares, o chefe da gravadora à Billboard.
Foto: Pedro Dimitrow

Mendonça também é a primeira artista brasileira a atingir 8 bilhões de streams no Spotify e com mais seguidores na Deezer. Sua carreira ficou marcada como pioneira da música "sofrência" com a faixa "Infiel," e "Sentimento Louco." Quase um ano depois de sua morte, sua música continua reinando no Brasil — no primeiro semestre de 2022 ela foi a artista mais transmitida no Spotify no país.

Seu sucesso abriu caminho para outras artistas femininas no sertanejo, Marília começou sua carreira como compositora de outros artistas – que depois incluiu estrelas como Gusttavo Lima , Jorge & Mateus e Zé Neto & Cristiano.

“Ela se tornou um símbolo de resiliência para as mulheres de todo o país”, diz Soares, referindo-se às letras de muitas das músicas de Mendonça que abordavam o empoderamento e a liberdade femininos.

Marília Mendonça vive 

O EP Decretos Reais, Vol. 1 contém quatro faixas de outros compositores da cena sertaneja e MPB, gravadas em live por Mendonça em maio de 2021. Cada canção foi escolhida a dedo pela Som Livre, WorkShow e a família da cantora.

Segundo Soares, a Som Livre planeja lançar ainda mais músicas póstumas do grande catálogo de composições da cantora: “Esperamos ter algo novo até o final do ano”, diz, acrescentando que os próximos projetos prometem explorar a sofrência com mais intensidade.

A WorkShow, gestora e editora de música sediada em Goiânia, administra o catálogo de músicas de Mendonça. A companhia não abriu quantas composições estão no catálogo da arsitas, no entanto, segundo a apuração da Billboard, Mendonça tem 334 composições e 440 gravações sonoras registradas na Abramus, Associação de direitos autorais de artistas musicais vinculada ao ECAD.