Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Marília Pêra é homenageada em exposição Novelas da Globo

Evento acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo

Redação Publicado em 12/12/2015, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marília Pêra por JAL - Divulgação
Marília Pêra por JAL - Divulgação

O Memorial da América Latina, em São Paulo, recebe a exposição que, com mais de 90 desenhos, homenageia os 50 anos de TV Globo. Na mostra é possível relembrar momentos marcantes da emissora, com reproduções de grandes nomes da TV, como Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Lima Duarte, Tarcísio Meira, Glória Menezes, entre outros. A mostra teve início no dia 27 de novembro e fica em atividade até 27 de dezembro na Galeria Marta Traba, do Memorial, com entrada gratuita.

Morre a atriz Marília Pêra aos 72 anos.

Com a recente morte de Marília Pêra, que aconteceu em 5 de dezembro, cartunistas resolveram homenageá-la na exposição, que recebeu quadros com desenhos da atriz. Além disso, personagens como os de Sinhozinho Malta, Escrava Isaura e Odorico Paraguaçu também são lembrados pelos artistas.

"A caricatura é a arte mais popular que existe. São estilos diferentes que se encontram para agradar a um público que vai do neto ao avô. Uma festa para a família se divertir e se informar da história dessa arte de representar a sociedade que é a novela", afirma o jornalista e cartunista José Alberto Lovetro (JAL), curador da mostra, em comunicado.

“As novelas são parte da nossa cultura popular e peça importante para a nossa dramaturgia. São tantos os romances e dramas que fazem o público ficar vidrado na frente da televisão. É muito interessante vê-las, recriadas em outra arte, como as caricaturas, que ressaltam características tão peculiares de atores, atrizes e personagens e nos fazem relembrar de momentos emocionantes, que tornam as novelas ainda mais inesquecíveis”, completa o presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade.

Dentre os desenhistas que assinam quadros da exposição estão nomes como Abel Costa, Alecrim, Alexandre Santos, Alpino, Amarildo, Amorim, Andre HQ, Ariel, Baptistão, Benjamim Cafalli, Biratan Gustavo, Mauro Miranda, Moisés, Mônica Fucshuber, Natália Forcat, Wal Alves, Waldez, Walter Toscano, William Medeiros, Wilson Caldana, Wilson Iguti e muitos outros.