Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Marky Ramone recorda último show do Ramones em vídeo animado; assista

Lembre como foram os últimos dias e a apresentação derradeira do quarteto mais icônico do punk

Rolling Stone EUA Publicado em 13/05/2016, às 12h21 - Atualizado às 12h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-integrantes dos Ramones, Marky Ramone - Bonetto/Divulgação
O ex-integrantes dos Ramones, Marky Ramone - Bonetto/Divulgação

Vinte anos antes do próximo mês de agosto, o Ramones fez o último show da carreira. A apresentação foi resultado de uma extensa turnê de despedida que os levou a diversos lugares do mundo, chegando ao fim no Palace in Hollywood, na Califórnia (EUA), no dia 6 de agosto de 1996.

O baixista original da banda, Dee Dee Ramone, voltou para tocar a composição dele de 1986, “Love Kills”, e o grupo também contou com a participação de Lemmy Kilmister na performance da faixa “R.A.M.O.N.E.S”, do Motörhead, Lars Frederiksene e Tim Armstrong (ambos do Rancid) tocaram em “53rd and 3rd” e Chris Cornell e Ben Shepherd (Soundgarden) participaram de “Chinese Rocks”.

O show chegou ao fim com uma música não composta pelo Ramones: a versão do quarteto mais icônico do punk para “Anyway You Want It”, de Dave Clark Five, com Eddie Vedder (vocalista do Pearl Jam e fã assíduo e declarado do Ramones) ajudando nos vocais principais.

LEIA TAMBÉM

[Arquivo] Ramones e o Brasil: banda deixou uma impressão duradoura nos fãs do país

[Lista] Dez músicas que mostram como Tommy Ramone era rápido com as baquetas

[Galeria] Os lados B dos Ramones

Apesar de ficar duas décadas na estrada, o Ramones continuava sendo majoritariamente uma banda de pequenos clubes àquela altura e eles viajaram para shows em uma van. O líder do grupo, Joey Ramone, estava com a saúde debilitada ao fim da turnê de despedida e, menos de cinco anos depois, morreria após batalhar contra um linfoma.

O baixista Dee Dee Ramone morreu de overdose de heroína no ano seguinte, e Johnny Ramone sucumbiu a um câncer de próstata dois anos depois de Dee Dee morrer. O baterista original e fundador da banda, Tommy Ramone, perdeu uma batalha contra um câncer ducto-biliar em 2014.

Toda a formação original do Ramones pode ter partido, mas o baterista Marky Ramone – que passou 15 anos com a banda – continua tocando a música do Ramones ao redor do mundo. A Rolling Stone EUA falou com ele ao telefone para ouvir as memórias do último show do Ramones, como parte da série de vídeos animado “Had to Be There”.

Ouça/assista abaixo.