Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Martin Scorsese fala de doc sobre George Harrison

“A música de George sempre falou diretamente comigo”, diz o diretor

Por Simon Vozick-Levinson Publicado em 22/07/2011, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Martin Scorsese diz que foi influenciado pela música de George Harrison - AP
Martin Scorsese diz que foi influenciado pela música de George Harrison - AP

Após quatro anos de trabalho, Martin Scorsese está ansioso de compartilhar aguardado documentário sobre George Harrison com o mundo. "A música de George sempre falou diretamente comigo", conta Scorsese à Rolling Stone. "Tão diretamente que eu não acho que percebi o quão inspirador ele havia sido pra mim até fazer o filme."

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil - na íntegra e gratuitamente!

George Harrison: Living in the Material World irá estrear na HBO em outubro, duas partes, nos dias 5 e 6. Desde que Scorsese revelou seus planos para o projeto, ele marcou entrevistas com aqueles que conheciam intimamente Harrison - incluindo Olivia, viúva do guitarrista, os companheiros de Beatles Paul McCartney e Ringo Starr, Eric Clapton, Yoko Ono, Tom Petty e Terry Gilliam, entre outros. Olivia Harrison, que coproduziu o filme, ainda deu a ele acesso a filmes caseiros e fotografias inéditas.

"Quando eu peguei as histórias contadas por Olivia e os amigos de George, estudei as imagens e as entrevistas, e mergulhei na música, eu pude ver que ele estava tentando encontrar um caminho para a simplicidade, um jeito de viver sinceramente e com compaixão", diz Scorsese. "Nunca foi um linha reta, mas esse não é o ponto. Eu acho que ele encontrou um entendimento: que não existe o 'sucesso', há apenas o caminho. Está lá na vida, e é sentido mais profundamente na música - as canções, harmonias, as partes crescentes e grandiosas, os riffs de guitara e os solos, como jóias brilhantes". O diretor completa: "Foi uma experiência que trouxe muita alegria".