Martin Scorsese fala de doc sobre George Harrison

“A música de George sempre falou diretamente comigo”, diz o diretor

Por Simon Vozick-Levinson Publicado em 22/07/2011, às 14h55

Martin Scorsese diz que foi influenciado pela música de George Harrison
AP

Após quatro anos de trabalho, Martin Scorsese está ansioso de compartilhar aguardado documentário sobre George Harrison com o mundo. "A música de George sempre falou diretamente comigo", conta Scorsese à Rolling Stone. "Tão diretamente que eu não acho que percebi o quão inspirador ele havia sido pra mim até fazer o filme."

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil - na íntegra e gratuitamente!

George Harrison: Living in the Material World irá estrear na HBO em outubro, duas partes, nos dias 5 e 6. Desde que Scorsese revelou seus planos para o projeto, ele marcou entrevistas com aqueles que conheciam intimamente Harrison - incluindo Olivia, viúva do guitarrista, os companheiros de Beatles Paul McCartney e Ringo Starr, Eric Clapton, Yoko Ono, Tom Petty e Terry Gilliam, entre outros. Olivia Harrison, que coproduziu o filme, ainda deu a ele acesso a filmes caseiros e fotografias inéditas.

"Quando eu peguei as histórias contadas por Olivia e os amigos de George, estudei as imagens e as entrevistas, e mergulhei na música, eu pude ver que ele estava tentando encontrar um caminho para a simplicidade, um jeito de viver sinceramente e com compaixão", diz Scorsese. "Nunca foi um linha reta, mas esse não é o ponto. Eu acho que ele encontrou um entendimento: que não existe o 'sucesso', há apenas o caminho. Está lá na vida, e é sentido mais profundamente na música - as canções, harmonias, as partes crescentes e grandiosas, os riffs de guitara e os solos, como jóias brilhantes". O diretor completa: "Foi uma experiência que trouxe muita alegria".