Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Matrix: Por que todo mundo usa óculos escuros dentro da simulação?

Site apresentou uma análise aprofundada da relação do óculos com Matrix

Redação Publicado em 09/09/2020, às 18h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Keanu Reeves como Neo (Foto: Reprodução/ Warner)
Keanu Reeves como Neo (Foto: Reprodução/ Warner)

Por que os óculos escuros em Matrix são tão populares? A maioria dos personagens no filme, aqueles que estão cientes da verdadeira existência do mundo, usam óculos durante o tempo na simulação. Isso inclui Neo, Trinity, Morpheus, os amigos, e até mesmo o Agente Smith. As informações são do Screenrant.

+++ LEIA MAIS: A vida de Keanu Reeves: péssimo na escola, perda de filha e sucesso de Matrix e John Wick

Há algo mais profundo sobre o uso dos 'óculos de sol'? Não há nenhuma razão confirmada dentro do universo da saga para explicar o motivo de Neo e o Agente Smith usarem constantemente o objeto. Mas, como quase tudo em Matrix, há várias funções temáticas sobre os óculos, e o Screenrant apresentou uma análise. 

Ao nível visual, os óculos escuros ajudam a distinguir entre quem está "acordado" e quem ainda faz parte da simulação. Quando Neo e Morpheus se encontram pela primeira vez, o último está usando óculos, mas o personagem de Keanu Reeves não.

+++LEIA MAIS: O que Keanu Reeves menos gosta sobre set de Matrix 4?

Há uma ironia neste momento citado acima, porque enquanto os olhos de Neo estão expostos, ele ainda não consegue enxergar a verdade, e já Morpheus é capaz de ver através do engano - e ele está com óculos escuros. 

Essa metáfora fica mais entendível quando Morpheus oferece a Neo as pílulas vermelha e azul, e as duas opções refletem nas lentes dos óculos. O personagem de Laurence Fishburne está cobrindo os olhos, e o objeto então reflete a verdade.

+++LEIA MAIS: Quem venceria uma luta entre Neo e John Wick? Keanu Reeves dá resposta "good vibes", mas que faz sentido

Isso brinca com o tema central de Matrix de que uma realidade pode não ser o que parece, e reforça uma das falas mais importantes do filme, quando Morpheus diz ao personagem de Keanu Reeves que os olhos dele doem porque ele "nunca os usou antes". 

Em outra análise, os personagens humanos usando óculos escuros separam ainda mais o mundo real da simulação. Embora Neo, Morpheus e Smith estejam todos cientes de que Matrix não é real, eles não sabem o propósito e a história por trás dela. Este conhecimento é reservado para Arquiteto, Oráculo, etc., todos os quais estão sem óculos em Matrix

+++LEIA MAIS: Matrix surgiu da ‘raiva contra o capitalismo’, revela criadora; entenda


+++ BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir'