Mauricio de Sousa faz 85: 3 curiosidades que você talvez não saiba sobre o 'pai' da Turma da Mônica

Cartunista nasceu no dia 27 de outubro de 1935

Redação Publicado em 30/10/2020, às 09h18

None
Mauricio de Sousa (Foto: Arquivo pessoal)

No dia 27 de outubro deste ano, o lendário cartunista Mauricio de Sousa completou 85 anos de vida. Ele é um dos quadrinistas mais populares do Brasil e foi responsável por criar personagens da Turma da Mônica e Turma do Penadinho, Horácio, O Astronauta, entre muitos outros.

Para celebrar a vida e carreira de Sousa, separamos abaixo 3 curiosidades que você talvez não saiba sobre o "pai" da Turma da Mônica; veja.

+++LEIA MAIS: DC revela como ninguém sabe que Bruce Wayne é o Batman


Primeiro personagem

Mauricio de Sousa, de acordo com o site O Tempo, criou mais de 440 personagens dentro e fora das revistas em quadrinhos. No entanto, o primeiro personagem dele foi sempre passou despercebido pelas pessoas.

Ele foi criado em 1947, quando o cartunista tinha apenas 12 anos. O nome dele era Capitão Picolé

Além disso, Capitão Picolé chegou a aparecer nas HQs da Mônica, mas como antagonista que usava trajes de super-herói.

+++LEIA MAIS: Capitu investigadora, Juca Pirama mago e mais: conheça A Todo Vapor, série que transforma literatura brasileira em steampunk [ENTREVISTA]


Vida antes de ser cartunista

O único emprego na vida de Mauricio de Sousa não foi como cartunista, por incrível que pareça. Uma época ele procurou trabalho como desenhista, porém, ele conseguiu uma vaga como repórter policial no jornal Folha da Manhã, atual Folha de S. Paulo.

Lá, Sousa ilustrava e escrevia as reportagens. Uma curiosidade: ele ficou cinco anos na Folha da Manhã, no entanto não gostava de ver sangue. Por conta disso, ele pedia para um fotógrafo olhar os corpos e descrever como eram as cenas de crime.

+++LEIA MAIS: Fogueiras e nabos: o Dia das Bruxas da Idade Média era muito diferente do Halloween celebrado atualmente


Amigo de Osamu Tezuka

Um dos amigos de Mauricio era Osamu Tezuka, responsável pela criação do Astro Boy. Inclusive, os dois sempre comentavam sobre fazer um crossover entre os personagens. No entanto, Tezuka faleceu em 1989 e esses planos foram adiados.


+++ BK' | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes