Megarampa começa neste sábado

Sem tricampeão Danny Way (ferido nos treinos), evento de skate com rampa de 27 metros acontece neste fim de semana com Bob Burnquist

Por Artur Tavares Publicado em 21/11/2008, às 09h21

Começa neste sábado, 22, a primeira edição do Oi Megarampa, em São Paulo. O evento reúne competições de skate e demonstrações de atletas do BMX em uma pista que tem uma rampa de 27 metros de altura e 105 de comprimento.

Na manhã desta quinta-feira, o brasileiro Bob Burnquist - um dos idealizadores da competição - e outros skatistas deram uma entrevista coletiva à imprensa em frente à megarampa, instalada no Sambódromo do Anhembi.

Pessoas ainda trabalhavam nos toques finais da pista enquanto Bob informou aos repórteres que Danny Way, criador da modalidade e um dos melhores skatistas em atividade, se machucou em um treino nesta quarta-feira, está hospitalizado e não correrá no fim de semana. "É normal, a gente toma susto todos os dias. O Danny está bem. Vivemos nesse risco e todos sabem. E sabemos que desse risco vem grande satisfação", ressaltou o brasileiro.

Outro desfalque é Pierre-Luc Gagnon, que nem estava escalado oficialmente. Devido às faltas, dois brasileiros serão os substitutos, um deles Sandro Dias, outro ainda não definido, mas a vaga está entre Cristiano Mateus e Vitor Simão. "Com os dois, será a primeira vez que tantos brasileiros entram nessa competição", explicou Bob.

Por quase uma hora de entrevista, jornalistas e skatistas debateram quedas, tempo de recuperação e a superação do medo de descer de uma rampa de 27m sobre um skate.

80 km/h num skate

Steve Caballero, lenda viva da modalidade e um dos jurados da competição, andou pela primeira vez na rampa na última quarta, e da experiência lembrou: "Ontem fiz minha primeira manobra no quarter. Me senti como se fosse a primeira vez. Passei de 44 para 12 anos na hora". O quarter pipe é o ponto final da megarampa, maior do que as rampas verticais tradicionais - esta tem 8 metros de altura, e com a velocidade alcançada pelos atletas, até 80km/h, consegue impulsionar o competidor em até 21 metros.

Sobre sua banda, a Escalera, Bob Burnquist confessou à Rolling Stone: "Pensamos em trazê-la, mas o vocalista [Ananda Moorman] tinha outros compromissos. Quem sabe numa próxima vez."

Burnquist, um dos favoritos ao troféu da competição (ele venceu provas de Megarampa em dois X-Games, contra três de Danny Way), descartou a possibilidade de ganhar com facilidade: "Vim pra cá andar de skate. Já sou vencedor de estar aqui".

Mais esportes radicais na cidade

Foi revelado durante a entrevista que uma pista de skate será construída no antigo terreno da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), na Zona Norte paulistana, e que ela será maior do que a pista reformada da cidade de São Bernardo do Campo, referência em modernidade em todo o país. Ainda não há data para o início da construção e da entrega ao público.

A Oi Megarampa acontece neste sábado e domingo - 22 e 23/11 - no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Os ingressos estão esgotados e no domingo a competição será televisionada. Confira a programação completa:

Sábado - 22/11

10h - 12h - Treino

12h30 - Portões abertos ao público

14h - 15h30 - Classificatórias

15h30 - 16h - Demo de BMX

16h - 17h30 - Melhor Manobra (Best trick) no Gap e no Quarter)

17h45 - 18h - Premiação das Melhores Manobras

Domingo - 23/11

8h - Abertura dos portões

8h30 - 10h - Treino

10h - 11h - Demo de BMX

11h30 - 12h30 - Finais TV Globo

12h - 13h - Melhor Manobra/Big Air

13h15 - 13h30 - Premiação