Metallica faz estreia ao vivo de “The Frayed Ends of Sanity” depois de 26 anos

A banda tocou a faixa de 1988 durante a passagem da turnê By Request pela Finlândia

Rolling Stone EUA Publicado em 29/05/2014, às 18h07 - Atualizado às 20h05

Metallica
Matt Sayles/AP

Mais de um quarto de século depois que o Metallica lançou o quarto álbum, ...And Justice for All, e depois de muitos anos tocando esboços de partes da música, o grupo deu à faixa “The Frayed Ends of Sanity” sua estreia ao vivo. A banda está na turnê Metallica by Request, na qual os fãs votam no setlist, iniciada em março na América do Sul e Central, e acabou de chegar na Europa. A plateia do show em Helsinque, na Finlândia, foi a primeira a concordar que o grupo de trash-metal deveria voltar a tocar a épica faixa de oito minutos.

Lembre como foi a passagem da turnê By Request pelo Brasil.

“Essa é uma canção extra especial, então vocês terão que ficar bem animados”, disse o frontman James Hetfield a um fã, chamado Kari, enquanto o encorajava a introduzir a música. Assim que ele começou a anunciar o título, o público urrou o nome da canção junto a ele, e, em seguida, a banda começou a tocar os acordes de abertura da faixa. Quando eles terminaram a canção, Hetfield disse de forma relaxada, “Frayed Ends, para vocês, queridos”.

No começo deste ano, o baterista Lars Ulrich disse à Rolling Stone EUA o quão animado estava em tocar a canção. “Vamos ter que nos sentar e ficar tocando repetidamente por uma hora ou duas”, ele disse. “Levamos uma sala de estúdio conosco para todos os lugares. Dê-nos uma hora e podemos aprender qualquer música do nosso repertório. Gostaríamos de fazer um setlist bem maluco e mudá-lo ó máximo possível, mas em 2014, os fãs estão escolhendo as faixas”.

Entrevista: "Em mais ou menos um ano os fãs terão um novo disco do Metallica", diz Robert Trujillo.

A única música que os fãs não estão escolhendo na turnê Metallica by Request é “Lords of Summer”, uma nova canção de oito minutos do grupo. Ulrich disse à RS EUA em março que a faixa é uma “representação fiel do alcance da nossa criatividade nesse momento. É uma daqueles coisas que é, tipo: ‘Estamos escrevendo e criando’”. A banda ainda postou uma “demo de garagem” da música, recentemente.

Assista abaixo ao Metallica fazendo a estreia ao vivo de “The Frayed Ends of Sanity”: