Metallica revela inspiração para compor ‘Enter Sandman’, maior hit da banda

Guitarrista Kirk Hammett, do Metallica, contou quais bandas o inspirou a compor o riff inicial de "Enter Sandman", do The Black Album

Redação Publicado em 10/10/2021, às 18h40

None
Robert Trujillo, James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett, do Metallica (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

Assim como "Smoke on The Water" é a música mais famosa do Deep Purple - muito conhecida pelo riff de guitarra inicial, "Enter Sandman", do Metallica, se tornou a mais popular da banda. E, foi mirando justamente na faixa do Deep Purple que o guitarrista Kirk Hammett se inspirou para compor o maior hit do grupo. 

"Eu me sentei e disse a mim mesmo, como sempre faço: 'Quero escrever a próxima 'Smoke On The Water' [do Deep Purple]," relembrou Kirk Hammett em entrevista para a Guitar World sobre o processo de composição de "Enter Sandman". "Então, eu simplesmente comecei a brincar e sentir o tipo de swing," completou. 

+++ LEIA MAIS: Metallica toca The Black Album na íntegra em show - mas de um jeito diferente

Kirk Hammet também revelou que outra inspiração para a música foi a banda Soundgarden, do vocalista Chris Cornell. 

"Foi algo que literalmente me ocorreu às três da manhã quando eu estava ouvindo o álbum do Soundgarden, Louder Than Love. Isso foi quando o grunge estava em seu estágio inicial. Ninguém ainda estava chamando de grunge. Mas, eu estava amando muito isso, e estava me influenciando," falou o guitarrista. "Eu estava pensando no Soundgarden e em como eles estavam usando afinações perdidas." 

"Enter Sandman" é a faixa que abre o álbum homônimo Metallica, lançado em 1991 e apelidado de The Black Album. O trabalho que completou 30 anos em 2021 é o de maior sucesso do grupo. 

+++ LEIA MAIS: Metallica: The Black Album volta ao Top 10 da Billboard após 30 anos do lançamento

As informações são do site Louder Sound