Metallica, Tenacious D, Anthrax e outros nomes do metal gravam tributo a Ronnie James Dio

Disco tem 13 covers de toda a carreira do ícone do rock pesado, incluindo músicas do Black Sabbath e do Rainbow

Rolling Stone EUA Publicado em 09/02/2014, às 11h01

Ronnie James Dio
DANNY MOLOSHOK/ AP

No filme Tenacious D – Uma Dupla Infernal (2006), o ícone do metal Ronnie James Dio deu sua benção a um “jovem” Jack Black, dizendo: “Go, my son, and rooock”. Agora, Black e Kyle Gass, companheiro dele na banda Tenacious D, estão prestando uma homenagem ao cantor, que fez parte de bandas como Black Sabbath, Rainbow e Heaven and Hell. Eles fizeram uma cover de "The Last in Line" para uma coletânea chamada Ronnie James Dio: This Is Your Life.

"Meu coração foi embora", diz Ozzy Osbourne sobre morte de James Dio.

O disco, previsto para 1º de abril, tem covers de toda a carreira de James Dio, morto em 2010 em decorrência de um câncer. O Metallica gravou “Ronnie Rising Medley”, um medley de 9 minutos de músicas do cantor no Rainbow, banda dele com o ex-guitarrista do Deep Purple, Ritchie Blackmore, incluindo "Stargazer", "Kill the King", "Tarot Woman" e "A Light in the Black". O Anthrax escolheu "Neon Knights", da época em que Dio cantava no Bçack Sabbath, e o Motörhead recrutou Biff Byford, vocalista do Saxon, para cantar "Starstruck" (Rainbow) com eles. Scorpions e Halestorm também contribuíram com novas gravações, assim como integrantes do Judas Priest, Heaven and Hell, Slipknot e outros. A compilação de 13 faixas inclui algumas canções já lançadas anteriormente de Killswitch Engage, Doro e, claro Dio, que aparece com "This Is Your Life" (1996).

Os lucros com o disco serão revertidos para o Ronnie James Dio Stand UP and Shout Cancer Fund, confundado por Wendy, viúva do artista, que também produziu o álbum. A organização sem fins lucrativos apoia pesquisas sobre o câncer e outras causas relacionadas à doença.