Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Defesa de Conrad Murray vai alegar que Michael Jackson se matou, informa site

Para advogados do médico acusado de matar o rei do pop, cantor teria injetado dose extra de Propofol sem o consentimento do doutor; consumo excessivo de refrigerante com cafeína também será citado pela defesa

Da redação Publicado em 05/04/2010, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Michael Jackson teria causado sua própria morte - pelo menos, é o que sustentará a defesa de Conrad Murray, médico acusado de ter sido o responsável pela morte do cantor, ocorrida em 25 de junho de 2009. A informação foi divulgada pelo site TMZ, para o qual fontes revelaram as estratégias dos advogados de Murray para a audiência que ocorre nesta segunda, 5, nos Estados Unidos.

De acordo com a página - que ganhou os olhos do mundo por ter sido o primeiro veículo a confirmar a morte do rei do pop -, a defesa argumentará que, por volta das 10h50 da manhã do dia 25, foi aplicada em Michael uma dose de 25 mg de Propofol (o equivalente a 1/8 de um frasco com 20 ml do medicamento). A quantidade administrada o faria dormir por cerca de cinco a dez minutos, mas a junção do medicamento às substâncias Ativan e Versed, que já estavam no organismo do cantor, acarretariam um efeito que o deixaria descansar por um período maior.

Durante a hora seguinte à aplicação, Murray permaneceu no quarto, utilizando o telefone na maior parte do tempo - ele não teria deixado o recinto para realizar as ligações porque Jackson gostava de movimento, normalmente dormindo com as luzes acesas e desenhos animados na TV. Por volta do meio-dia, o médico deixou o quarto.

A defesa afirma que, durante a saída de Murray por dois minutos para ir ao banheiro, Michael Jackson teria repentinamente acordado e, frustrado por tentar dormir há quase nove horas, aplicou nele mesmo o restante de Propofol que havia no frasco, ocasionando a overdose. Conrad Murray, ao retornar, encontrou o cantor com os olhos abertos e as pupilas dilatadas, dando início aos primeiros socorros.

A tese sustentada está relacionada ao argumento de que Michael Jackson era viciado em Propofol, o que justificaria a suposta atitude de ter ele mesmo aplicado o medicamento enquanto Murray estava ausente. Fontes não identificadas também revelaram ao TMZ que a defesa usará como argumento a intensa ingestão de refrigerante com cafeína pelo cantor, mesmo Jackson estando ciente de que a substância prejudicaria ainda mais seu sono.

Segundo as fontes, os advogados de Murray se valerão de diversos exemplos de situações nas quais o cantor ingeria grande quantidade de cafeína a partir do refrigerante, e depois se valia de medicamentos, incluindo Propofol, para conseguir dormir.

À época da morte, investigadores tiraram uma foto do quarto onde Michael morreu, que mostrava uma embalagem de Propofol no chão, embaixo da mesa de cabeceira. A defesa argumentará que o cantor pegou o frasco de lá, injetou em si o medicamento e deixou cair a embalagem.