Michael Mann vai dirigir cinebio de Robert Capa

Cineasta de Inimigos Públicos levará às telonas a vida do lendário fotógrafo de guerra, morto em 1954

Da redação Publicado em 05/10/2009, às 11h36

A vida de Robert Capa, um dos maiores nomes da fotografia de guerra, ganhará filme sob direção de Michael Mann (Inimigos Públicos, Miami Vice).

O cineasta também assume como produtor do filme, que se concentrará no romance com a alemã Gerda Taro, desenvolvido na Guerra Civil Espanhola, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Ele, refugiado de movimentos fascistas na Hungria; ela, das forças nazistas em ascensão na Alemanha. A moça, fotógrafa e militante esquerdista, morreu em 1937, vítima no conflito espanhol.

Dono da máxima "se suas fotos não são boas o bastante, é porque não está suficientemente perto", o fotógrafo húngaro também teve fim trágico: perdeu a vida ao pisar numa mina terrestre, em 1954, na Guerra da Indochina. A única foto guardada na carteira de Capa, àquela altura, era a de Taro, influência fundamental para a construção da imagem de "fotógrafo destemido".

Segundo o site da revista Variety, o filme, parceria da Columbia Pictures com a Forward Pass (produtora de Mann), tomará como base Esperando Robert Capa, da escritora galega Susana Fortes. O livro se concentra no romance entre Taro e André Friedmann (nome pelo qual Capa era conhecido antes de se estabelecer à cabeceira da história do fotojornalismo do século 20). O roteiro está sendo adaptado por Jez Butterworth (A Última Legião, A Isca Perfeita).

Capa foi um dos cofundadores, assim como Henri Cartier-Bresson, da histórica agência Magnum. Sua fama lhe deu acesso a círculos poderosos, nos quais conheceu a atriz e futura namorada Ingrid Bergman.

Uma das séries mais famosas de Capa remonta ao Dia D, episódio capital da Segunda Guerra, desenrolado em 6 de junho de 1944, com a invasão da praia da Normandia, na França, pelas forças aliadas.

A Irish Dream Time, produtora de Pierce Brosnan, já esteve associada a uma cinebiografia do fotógrafo. O projeto, no entanto, não deu sinais de ter seguido em frente.

Ainda não foram noticiados elenco e data para início das filmagens.