Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Michael Moore lançará doc sobre crise mundial em outubro

No tom inflamado de costume, cineasta dará "sua visão cômica sobre as travessuras corporativas e políticas" que desencadearam o pandemônio financeira

Da redação Publicado em 22/05/2009, às 10h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O novo documentário de Michael Moore já tem previsão de lançamento nos Estados Unidos: 2 de outubro. Calculada ou não, a data coincide com o dia seguinte ao aniversário de um ano do capítulo-chave para o novo tema de Moore: o colapso da economia global. Em 1° de outubro de 2008, o Senado estadunidense votou a favor de um pacote de US$ 700 bilhões (R$ 1,4 tri) para livrar Wall Street da quebra total.

O anúncio foi feito na quinta, 21, à imprensa internacional. Ainda sem título, o doc segue a linha "atire para matar" clássica do cineasta, no que concerne à munição ideológica contra certos poderes e costumes do país. Autor de três dos seis documentários de maior bilheteria nos EUA, segundo o site da revista Variety (Sicko - $.O.$. Saúde, Fahrenheit 11/9 e Tiros em Columbine), Moore foca o novo filme "no maior roubo da história do país", conforme anúncio da quinta. "Um olhar cômico sobre as travessuras corporativas e políticas."

O diretor não apresentava material inédito desde 2007, com Sicko, no qual ligava as sirenes no volume máximo para denunciar o falido sistema de saúde da gestão de George W. Bush.

O novo documentário foi anunciado há um ano, durante o Festival de Cannes, mas só tomou força com o agigantamento da crise financeira, que saiu da toca em meados do ano passado. "Os ricos, a certa altura, decidiram que eles não tinha riqueza o suficiente", disse Moore, no tom inflamado de praxe. "Eles queriam mais - muito mais. Então, sistematicamente, se juntaram para extorquir o dinheiro arduamente ganhado pelo povo americano. Agora, por que eles fariam isso? É o que procuro desvendar neste filme."

No dia 11 de fevereiro, Moore postou em seu site oficial uma carta aberta, a fim de convocar "alguns poucos bravos que trabalham em Wall Street ou na indústria financeira a dar um passo adiante e compartilhar comigo o que vocês sabem... ser um herói e me ajudar a expor o maior embuste da história americana".

Na época, forneceu a voluntários o e-mail bailout@michaelmoore.com. Aproveitou, ainda, a fazer uma promessa "ao resto de vocês na minha lista de e-mail", que talvez estivessem se perguntando "que droga é esta? Achei que ele fosse fazer uma comédia romântica!".

"Vocês gostarão do filme quando estiver pronto", assegurou.