Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Michale Graves, ex-Misfits, justifica sumiço em turnê no Brasil: "um pesadelo"

O cantor explica o porquê voltou para casa e menciona problemas de saúde mental

Redação Publicado em 28/06/2019, às 10h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michale Graves (Foto: AP Photo/Erin Lubin)
Michale Graves (Foto: AP Photo/Erin Lubin)

Michale Graves havia sido acusado de abandonar o Brasil antes de finalizar a turnê solo que fazia pelo País, sem quaisquer explicações.

No entanto, na última quinta, 27, o ex-vocalista do Misfits se pronunciou por meio de uma longa nota no Instagram, na qual explica o verdadeiro motivo pelo qual voltou para casa. 

Na publicação, ele defende que a relação com a Venus Concerts, uma das organizadoras dos shows, era completamente abusiva e que os representantes da agência não tinham experiência profissional ou bom senso, além de abusar de substâncias ilícitas.

+++ Baixista do Jesus and Mary Chain xinga Bolsonaro em prefácio inédito da biografia da banda

Graves, que já enfrentava problemas de saúde mental, diz que encerrou a turnê em decorrência de dificuldades física e psicológica: “Essas dificuldades foram resultado da situação mais incompetente, antiprofissional, imprudente e negligente pela qual passei em quase 25 anos na indústria musical.”

Além disso, ele conta outro imprevisto que veio a assolar o grupo. “Comecei a ficar com febre e com muitas dores no corpo, claros sinais de exaustão, desidratação e problemas com a altitude”, desabafa o cantor, e complementa: “Bastaram duas semanas deste pesadelo para me derrotar física e emocionalmente, a ponto da minha voz finalmente desistir. Meu corpo e minha mente também.”

+++ Ex-baterista do Guns N' Roses é hospitalizado após se esfaquear, diz site

No comunicado, Michale Graves promete fazer de tudo para retomar os shows que foram cancelados e afirma estar aberto para discutir temas como ansiedade e depressão.

“Espero que ao falar sobre isso, abertamente, possa chegar a alguns dos que lutam com situações semelhantes para que eu possa fortalecer ainda mais e dar esperança e apoio àqueles que precisam”, ele conclui.

Veja a carta na íntegra:

"Primeiro, gostaria de agradecer aos amigos e fãs na América Latina que fizeram essa turnê ser tão incrível. Noite após noite, vocês vieram em massa e nos comoveram com seu entusiasmo, alegria e apoio. Aos territórios que não visitamos nessa turnê, prometemos fazer de tudo para chegar a vocês em 2020."

"Sou obrigado a me dirigir às acusações caluniosas que divulgaram contra mim e minha equipe na conclusão da turnê latino-americana."

"Após cuidadosa deliberação minha e do meu time, sentimos que era interessante para mim e para quem estava comigo a conclusão após o show em São Paulo, devido às minhas dificuldades física e mental que ficaram perigosamente dominantes. Essas dificuldades foram o resultado direto daquela que é, até hoje, a situação mais incompetente, antiprofissional, imprudente e negligente pela qual passei em quase 25 anos na indústria musical."

"A turnê inteira foi supervisionada e planejada por uma chamada agência e um indivíduo que deveria ser nosso tour manager, mas tinha zero experiência profissional e ainda menos bom senso. Junto do que vi e, em minha opinião, um problema de abuso de substâncias e uma completa falta de know-how e cuidado como resultados da minha falta de habilidade de gerenciar de forma apropriada causaram um completo colapso entre esse grupo e nosso time."

"Fiquei horrorizado e envergonhado logo de cara, por exemplo, porque esse jovem que deveria estar me representando dificilmente conseguia manter os olhos abertos em seu rosto terrivelmente inchado nos balcões de atendimento das agências aéreas e tinha ainda mais problemas para manter suas calças na cintura enquanto se arrastava. Ele sempre estava desgrenhado e inseguro. Fui ignorado e não fui atendido pela representação dessa falsa agência."

"Nosso cronograma sempre era um jogo de adivinhação. Nós recebíamos detalhes importantes às vezes apenas algumas horas antes de acontecer. Recebemos um tour book que nos admitiram ser impreciso e não confiável. Nossas acomodações muitas vezes não eram adequadas e, na maioria das vezes, terrivelmente desconfortáveis, no melhor caso."

"Nos prometeram um profissional de som, mas não o tivemos. A situação de som no palco era atroz e, apesar das tentativas constantes de lidar com isso, nunca melhorou. Não consegui me ouvir cantar por 95% dessa turnê. Noite após noite, eu fui no instinto, experiência e know-how. Depois de ser treinado por um dos principais técnicos vocais da indústria e duas décadas seguidas sem ‘perder minha voz’ em qualquer banda, bastaram duas semanas deste pesadelo de turnê para me derrotar tanto física e emocionalmente, a ponto da minha voz finalmente desistir. Meu corpo e minha mente também."

"Dia após dia, noite após noite éramos levados a viajar em ônibus e aviões com 3 ou 4 horas de sono, sendo continuamente forçados a sair do palco e nos preparar para ir até a próxima cidade apenas algumas horas depois. Dia após dia após dia isso persistiu. Rapidamente, toda a equipe e eu, especialmente, começamos a sofrer os efeitos da fadiga diretamente causada ​​por isso."

"Nenhum dos nossos shows foi levado a sério. Nenhuma das nossas preocupações foi trabalhada ou não, apesar das minhas tentativas contínuas. As coisas se deterioraram muito rapidamente. Em uma semana, um vírus infectou o grupo, especialmente a mim e ao nosso baterista. Comecei a ficar com febre e com meu corpo repleto de dor, exibindo sinais claros de exaustão, desidratação e problemas com a altitude, mas tive que não apenas me apresentar como também viajar para a próxima cidade com 3 horas e meia de sono no auge da doença. O cronograma persistiu por dias como esse durante esse período. Eu estava recebendo oxigênio de médicos entre os shows para me ajudar."

"Apesar de nossas preocupações e as questões que estão sendo levantadas por mim e por aqueles que me representam sobre minha saúde física e mental, que também começou a se deteriorar, nada foi feito. Nenhum ajuste foi feito. Nenhum cuidado foi dado por ninguém, exceto por meus colegas de banda e equipe."

"Persisti o máximo que pude. Preocupações foram levantadas. Soluções temporárias foram recomendadas. Os sinos de alarme estavam sendo tocados por mim e pelas pessoas mais próximas a mim, mas no final ninguém se importava além daqueles que eram e são os mais próximos de mim."

"Apesar de tudo isso e do que estava acontecendo nos bastidores, nos colocamos no palco noite após noite e nos apresentamos em um nível que estava além da expectativa. Nós detonamos o máximo que pudemos, demos tudo o que tínhamos e fizemos exatamente como prometemos. Fizemos isso profissionalmente e com classe, estilo, graça e poder."

"Nos últimos 5 anos, trabalhei incrivelmente para superar desafios físicos incríveis que às vezes pareciam ter terminado minha carreira. Eu também trabalhei e continuei a trabalhar na superação de alguns problemas complexos de saúde mental que, às vezes, senti que poderia ter terminado não apenas minha carreira, mas também minha vida, sobre os quais nunca falei antes até agora. A situação e o ambiente a que fui submetido nas últimas três semanas foram os piores que já passei. Sinto-me limítrofe abusado pela agência de representação que coloca isso em questão."

"As declarações públicas e o conteúdo delas que vieram em rápida sucessão há alguns dias devem deixar bem claro o nível de profissionalismo, maturidade e competência com que tenho lidado ao longo de todo este processo. Recuso-me a abordar especificamente algumas das afirmações mais ridículas e caluniosas que foram feitas. Está abaixo de mim e não me levará a lugar nenhum, pois o passado é indicativo do resultado futuro de tal caminho."

"Meus fãs sabem quem eu sou e o que defendo. Minha banda e minha equipe estão comigo e me apoiam, me amam e se importam comigo como uma família. Eles têm uma profunda preocupação com o meu bem-estar e eu lhes causei grande preocupação nessas últimas semanas, enquanto eu deslizava de volta para alguns lugares muito obscuros trazidos por essa turnê e aqueles que supervisionavam, planejavam e executavam isso."

"Não se enganem: os caras com quem eu toco e aqueles do Michale Graves Team são meus irmãos e nada e ninguém poderia se interpor entre nós e foi com eles que preocupação, cuidado e amor acima de eles próprios me fizeram passar por isso e voltar para minha família, onde eu posso me curar, descansar, recuperar e começar a trabalhar novamente. Eu devo muito a eles. Eu agradeço a eles, assim como minha família."

"Agradeço pelo apoio e preocupação de todos aqueles que me abordaram nos últimos dias. Vou levar algum tempo até me recompor novamente. Estou com minha família no melhor lugar possível para começar o processo de recuperação desse pesadelo. Também vou começar a ser mais vocal sobre alguns desses problemas de saúde mental que eu mencionei aqui, porque espero que ao falar sobre isso, abertamente, possa chegar a alguns dos que lutam com situações semelhantes para que eu possa fortalecer ainda mais e dar esperança e apoio àqueles que precisam."

"Obrigado novamente por seu amor e apoio e verei todos vocês em breve."

A produtora Venus Concerts, que havia se declarado publicamente, ainda não se manifestou.

+++ De Emicida a Beyoncé: Drik Barbosa escolhe os melhores de todos os tempos