Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Microsoft finalmente decide encerrar o Internet Explorer

Após 25 anos, a Microsoft anuncia o fim do principal navegador da empresa

Redação Publicado em 18/08/2020, às 19h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Símbolo Internet Explorer (Foto: Reprodução)
Símbolo Internet Explorer (Foto: Reprodução)

Após 25 anos, a Microsoft anuncia o fim do navegador principal, o Internet Explorer, de acordo com as informações do Consequence of Sound. A gigante da tecnologia se concentrará em um projeto mais recente chamado Microsoft Edge.

+++LEIA MAIS: Jogo online permite que o público dirija filmes de Steven Spielberg

Lançado em 1995, o Internet Explorer já foi o meio mais popular de acesso à internet em todo o mundo. De acordo com o Consequence of Sound, o navegador atingiu o pico em 2003 com 95% do mercado. 

Em 2010, porém, a preferência por esta plataforma passou a cair drasticamente à medida que a Apple e outros concorrentes como Firefox e Chrome cresciam no mercado e ultrapassavam o Explorer, que permanecia o mais lento. 

+++LEIA MAIS: Mortal Kombat vs Street Fighter: site escolhe o melhor entre os dois piores filmes de videogame

No mesmo período também, a Microsoft mudou o foco e passou a vender outros tipos de dispositivos como o Surface, novos XBox e fones de ouvido, como conta o Consequence of Sound.

As informações, publicadas no The Independent e em uma postagem no blog da Microsoft, explicam que o Explorer começará a ser desativado no dia 30 de novembro de 2020. O Microsoft Teams, porém, continuará, e o restante dos aplicativos do Microsoft 365 executa o navegador até dia 17 de agosto de 2021.

+++LEIA MAIS: Como os games Batman: Arkham revolucionaram ao finalmente acertar uma adaptação das HQs para os videogames - e influenciaram até o cinema

Para substituí-lo, será usado o Microsoft Edge, que não é inteiramente um produto interno. Em vez disso, utiliza o software de código aberto Chromium, originalmente desenvolvido para o Google Chrome


+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS