Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Mike Diamond fala sobre as últimas gravações com Adam Yauch

"Ele não tinha certeza se poderia cantar. Mas um pouco depois, acabamos gravando", relembra o companheiro de Beastie Boys

David Fricke Publicado em 23/05/2012, às 11h40 - Atualizado em 24/05/2012, às 11h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beastie Boys - AP
Beastie Boys - AP

"Do jeito mais bonito possível, ele enganou a todos nós. Nunca realmente considerou que morrer de câncer era uma opção, de verdade. Por causa disso, não consideramos que essa era uma opção", disse Michael Diamond sobre a Adam Yauch, amigo dele e parceiro de Beastie Boys por mais 30 anos. "Eu acreditei, até a última semana, que Adam ia voltar de algum jeito", Diamond confessou, em entrevista depois da morte de Yauch (também conhecido como MCA), ocorrida em 4 de maio. Sentado na cozinha de sua casa no Brooklyn, a apenas seis quarteirões de onde Adam cresceu, Mike D relembrou o companheiro e o otimismo com o qual ele lidou com o câncer durante três anos.

Relembre a carreira de Adam Yauch em fotos.

Yauch sempre teve um espírito lutador?

Ele tinha essa resistência e essa fé antes de descobrir o budismo. A mãe dele contou que isso já estava lá. Não importa o quão maluca pudesse ser uma ideia, ele tinha a habilidade de seguir em frente com as coisas em que acreditava. Como a capa de Paul's Boutique: “Uma foto em 360 graus? Você não consegue fazer uma câmera rodar assim”. Ele pesquisou e achou uma que podia fazer isso. Era uma coisa inerente a ele.

Como rapper, Yauch tinha uma voz de barítono única. Ele soava mais como um cantor de soul.

Mesmo quando estávamos fazendo as nossas primeiras gravações de hip-hop, quando tínhamos 19 e 20 anos, ele soava como homem de 40 anos. Ele era como um Bobby Womack do rap.

Yauch era um MC talentoso. Era o fluxo dele, mais do que letras específicas, que primeiro deixou Adam [Horovitz] e eu embasbacados. No começo, nós estávamos no estúdio, maravilhados com o modo como Yauch fazia parecer fácil. Horovitz e eu talvez estivéssemos com um pouco de ciúmes. E o Rick [Rubin] disse para mim: “Não, isso é bom. Esse é o ponto onde Yauch está. Você parece estar dando duro. Você é o rapper trabalhador [risos]”. Eu ainda não tenho certeza do que tirar disso.

Qual foi sua primeira impressão sobre Yauch quando vocês se conheceram ainda adolescentes?

Adam me ensinou como fazer meus próprios emblemas [de bandas punk], como falsificar entradas para shows. E depois que ele, [o guitarrista original do Beastie Boys] John Barry e eu vimos o Black Flag no Peppermint Lounge, Yauch disse: “Vamos começar uma banda, e vocês dois estão nela”. Foi a mesma energia que permitiu que ele abrisse uma produtora de filmes própria, a Oscilloscope – a habilidade de querer muito que alguma coisa acontecesse.

O que é um exemplo disso no disco Licensed to Ill?

A gente estava tocando um Roland Tr-808 Drum Machine. A gente fez uma batida, e Yauch disse: “Gostaria de ver como fica ao contrário”. Run, do Run D.M.C., estava lá. Yauch gravou o beat, botou em uma outra fita, inverteu – isso é antes da era do sample digital. A faixa invertida basicamente virou "Paul Revere". Yauch viu uma coisa que não conseguíamos ver.

Ele comentou o fato de ter tido experiências com ácido na época de Paul’s Boutique.

Yauch estava começando uma viagem interior na mente. Nós estávamos jogando um monte de samples uns nos outros, e Yauch definitivamente impulsionou isso. A experiência com ácido deu a ele a habilidade de enxergar: “Wow, isso é ótimo – aperte play em tudo ao mesmo tempo”. Yauch era ótimo em não ter medo.

A personalidade dele mudou depois que ele tornou budista?

Ele abandonou a banda por meses no inverno para praticar snowboarding. Aí, não era mais snowboarding. Ele sumia por dois meses para ter ensinamentos com Dalai Lama em Dharamsala. Ele gradualmente incorporou isso à música.

Mas ele nunca foi dogmático a respeito. Ele dizia: “Você deveria ver esses monges. Eles amam fazer piadas um com o outro”. Quando estávamos destruindo carros no vídeo de “Sabotage”, era a mesma coisa. A diferença é que estávamos com bigodes e perucas.

O quanto de música vocês fizeram nas últimas sessões de gravação, no outono passado?

Yauch nos instigou para isso. Só poderia vir dele, em termos de onde ele estava com o tratamento. Eram coisas que tínhamos escrito ou demos, e houve novas ideias. Ele não tinha certeza se poderia cantar. Mas um pouco depois, acabamos gravando os vocais. E ele estava bem.

Você consegue se imaginar fazendo música sem ele?

Eu consigo ver a música. Não sei sobre um formato de banda. Mas Yauch iria genuinamente querer que tentássemos qualquer coisa doida que quiséssemos.