MinC anuncia lista dos inscritos para o Oscar 2011

Entre os 23 longas divulgados, um será selecionado para representar o Brasil na disputa de uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro

Da redação Publicado em 09/09/2010, às 17h49

O Bem Amado é um dos filmes inscritos e, se escolhido, representará o Brasil na disputa pelo Oscar
Divulgação

O Ministério da Cultura divulgou em seu site oficial, nesta quarta, 8, a lista de filmes nacionais que foram inscritos para tentar uma vaga dentre os concorrentes na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2011.

Até a data limite, 31 de agosto, foram registradas 23 produções brasileiras (superando de longe o ano passado, que contou com apenas 10) de temáticas e gêneros variados, como As Melhores Coisas do Mundo (de Laís Bodanzky), Cabeça a Prêmio (de Marco Ricca), Chico Xavier (de Daniel Filho), O Bem Amado (de Guel Arraes) e Sonhos Roubados (de Sandra Werneck). Da lista, será escolhido um título que a Comissão Especial de Seleção anunciará no dia 23 de setembro.

Este ano, pela primeira vez, o processo de eleição conta com a participação popular. Entre 8 e 20 de setembro o público poderá votar no site do MinC no filme que considerar mais adequado para ser o representante brasileiro na corrida pelo Oscar. Mas não se trata de uma votação decisiva, ela apenas auxiliará os membros na hora da decisão.

Os cinco indicados na categoria de melhor filme estrangeiro serão divulgados no dia 25 de janeiro pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela organização do prêmio, e a cerimônia de entrega do Oscar acontecerá em 27 de fevereiro.

Veja a lista completa abaixo:

As Melhores Coisas do Mundo

A Suprema Felicidade

Antes que o mundo acabe

Bróder

Carregadoras de Sonhos

Cabeça a Prêmio

Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos

Chico Xavier

É Proibido Fumar

Em Teu Nome

Hotel Atlântico

Lula, o Filho do Brasil

Nosso Lar

Olhos Azuis

Ouro Negro

O Bem Amado

O Grão

Os Inquilinos

Os Famosos e os Duendes da Morte

Quincas Berro D'água

Reflexões de um Liquidificador

Sonhos Roubados

Utopia e Barbárie