MinC divulga candidatos brasileiros a vaga no Oscar

Budapeste, O Contador de Histórias e A Festa da Menina Morta integram lista de dez produções inscritas; escolhido será divulgado no dia 18 de setembro

Da redação Publicado em 04/09/2009, às 18h08

O Ministério da Cultura revelou a lista de dez filmes brasileiros que se inscreveram para concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2010. Títulos como Budapeste, de Walter Carvalho, e A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele, integram a relação.

Besouro, de João Daniel Tikhomiroff (que mistura capoeira a artes marciais a la Matrix), aparece ao lado do inédito Salve Geral, de Sérgio Rezende, que retrata os atentados do grupo criminoso Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo, em 2006.

Outro conhecido dos espectadores presente na lista é Feliz Natal, estreia do ator Selton Mello na direção. O drama teve sua primeira exibição realizada no Festival de Cinema de Paulínia, no interior de São Paulo, em 2008 - neste ano, O Contador de Histórias, de Luiz Villaça, também passou pela telona do evento e está entre os dez inscritos.

Jean Charles, de Henrique Goldman, Síndrome de Pinocchio - Refluxo, de Thiago Moyses, O Menino da Porteira, de Jeremias Moreira, e Se Nada Mais der Certo, de Eduardo Belmonte, completam a lista.

O escolhido da lista, selecionado por um grupo de críticos, pesquisadores, cineastas e distribuidores, será divulgado oficialmente no dia 18 de setembro.