Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ministro da Casa Civil se vacinou ‘escondido’ para ‘não criar caso’

Em reunião na terça, 27, general Luiz Eduardo Ramos também disse que tenta convencer Jair Bolsonaro a se imunizar

Redação Publicado em 28/04/2021, às 13h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro ao lado de Luiz Eduardo Ramos, ministro da Casa Civil (Foto: Reprodução/Twitter)
Jair Bolsonaro ao lado de Luiz Eduardo Ramos, ministro da Casa Civil (Foto: Reprodução/Twitter)

Luiz Eduardo Ramos, ministro da Casa Civil, afirmou na terça, 27, que se vacinou “escondido” contra a Covid-19 para "não criar caso". Segundo informações do Estadão, Ramos explicou, durante reunião do Conselho de Saúde Suplementar (Consu), que tenta convencer Jair Bolsonaro (sem partido) a se imunizar. 

Sem saber que estava sendo gravado, Ramos falou que a vida de Bolsonaro está em risco: “Estou envolvido pessoalmente, tentando convencer o nosso presidente [a tomar a vacina], independente de todos os posicionamentos. Nós não podemos perder o presidente para um vírus desse. A vida dele, no momento, corre risco. Ele tem 65 anos”, observou o general.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro recusou 11 ofertas para compra de vacinas; entenda

O ministro errou a idade do presidente, que completou 66 anos em março de 2021 e teria o direito de ser imunizado no Distrito Federal desde o dia 3 de abril. Contudo, Bolsonaro afirma que receberá a vacina apenas “depois que o último brasileiro” for vacinado. Ramos, de 64 anos, ainda relembrou o momento no qual recebeu a primeira dose da AstraZeneca, no dia 18 de abril:

“Tomei escondido, né, porque era a orientação, mas vazou (...). Não tenho vergonha, não. Vou ser sincero: eu, como qualquer ser humano, quero viver. Tenho dois netos maravilhosos, uma mulher linda. Tenho sonhos ainda. Quero viver, porra! Se a ciência, a medicina, está dizendo que é vacina, quem sou eu para me contrapor?”, completou.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro reclama de investigações sobre governo na pandemia: 'Completamente direcionada contra mim'

Além do ministro da Casa Civil, estavam na reunião os ministros Paulo Guedes (Economia), Marcelo Queiroga (Saúde) e Anderson Torres (Justiça), além de representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Nenhum sabia que a conversa estava sendo transmitida ao vivo.

Além de demonstrar preocupação pela vida de Jair Bolsonaro, Ramos se referiu à pandemia como “uma praga” que está “ceifando vidas.” Segundo informações do Estadão, o ministro afirmou que a doença não tem partido: “Ataca todos nós.”

+++LEIA MAIS: Por que o Brasil está tão atrasado na vacinação?


“Vírus chinês”

Na mesma reunião na terça, 27, Paulo Guedes disse: “O chinês inventou o vírus e a vacina dele é menos efetiva que a americana. O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa. Então os caras falam: ‘Qual é o vírus? É esse? Tá bom, decodifica.’ Tá aqui a vacina da Pfizer. É melhor do que as outras.” 

O ministro da Economia ainda afirmou não haver capacidade de o SUS prestar atendimento à população a longo prazo - e sugeriu a entrega de vales para serviços na rede particular de saúde: “Você é pobre? Você está doente? Está aqui seu voucher. Vai no Einstein [Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo], se você quiser.”

+++LEIA MAIS: Brasil vive ‘inferno furioso de surto’ da pandemia, diz OMS

Após a reunião, o ministro da economia disse que usou "imagem infeliz" ao associar a criação da Covid-19 aos chineses, e falou: “Nós somos muito gratos à China por ter nos enviado a vacina. Tomei a Coronavac”, disse. 

Em rede social, Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, publicou dados sobre compra de vacinas chinesas pelo governo de Bolsonaro: “Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial. A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil”. 

+++LEIA MAIS: Após recorde de mortes por Covid-19, Bolsonaro anuncia: ‘Não vai ter lockdown nacional’


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL