Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Mistura da Pfizer com vacina AstraZeneca tem resultados positivos, mostra estudo

Pesquisa da Universidade de Oxford aponta que esquema misto de vacinação com Pfizer e AstraZeneca aumenta a resposta imunológica

Redação Publicado em 29/06/2021, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

Estudo da Universidade de Oxford apontou diversos resultados positivos na mistura da Pfizer e AstraZeneca para a vacinação contra Covid-19. Conforme noticiado pela CNN, e pesquisa foi realizada com 850 voluntários a partir de 50 anos.

A pesquisa analisou a resposta imunológica comparando quando a vacinação é mista, combinada com imunizantes de tecnologias diferentes, e quando as doses são da mesma vacina.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar vacina Coronavac: ‘Não tem comprovação científica’

Segundo o estudo, quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca seguida pela Pfizer produziu mais anticorpos e células T. Mesmo com a ordem invertida, o resultado foi melhor que com duas doses da AstraZeneca.

A maior resposta imunológica de todas as analisadas foi dos voluntários que receberem duas doses da Pfizer. Ainda, a pesquisa indicou, segundo a CNN, que vacinados com a AstraZeneca podem aumentar a resposta imunológica com uma terceira injeção de reforço.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro recusou vacina a 50% menos do valor pago por EUA e União Europeia

O professor Matthew Snape participou da pesquisa e explicou (via Estadão) que a descoberta pode ser útil para flexibilizar a vacinação, mas ainda não recomenda mudança no programa de imunização: “De fato é encorajador que essas respostas a anticorpos e células T pareçam boas com os cronogramas mistos, mas acho que o padrão deve permanecer, a não ser que haja uma boa razão para mudança, já que comprovadamente o esquema atual funciona.”


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL