Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Moby tira sarro da luta de Thom Yorke contra o Spotify: “é como um velho berrando com trens velozes”

Líder do Radiohead e Atoms for Peace responde às críticas e brinca: "tenho 45 anos, sou grisalho, mas ainda tenho cabelo"

Redação Publicado em 27/11/2013, às 10h22 - Atualizado às 10h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moby e Thom Yorke  - Montagem / AP
Moby e Thom Yorke - Montagem / AP

Thom Yorke, justamente o responsável por liderar uma grande revolução na indústria fonográfica, com o lançamento do disco In Rainbows (2007) em formato digital, no esquema “pague-quanto-quiser”, tem lutado contra o Spotify, gigante da música via streaming. Em entrevista ao site Mashable, Moby não apenas defendeu os serviços assinatura musical como ainda aproveitou para tirar sarro do vocalista do Radiohead e Atoms for Peace.

Moby, por exemplo, lançou seu último disco, Innocents, de todas as formas possíveis: em formato físico e digital. “Toda a indústria foi impactada por isso [mudanças tecnológicas ] das duas formas, positiva e negativamente”, disse ele. “Mas sinto que reclamar disso faz pouco sentido”.

Na entrevista, ele citou o líder do Radiohead e sua luta contra o Spotify. “Eu amo Thom Yorke, mas quando o ouço reclamando do Spotify, fico tipo: ‘você é como um velho berrando com trens velozes’. Eu amo qualquer coisa que possibilite às pessoas terem mais música em suas vidas.”

Yorke não deixou por menos e, usando o Twitter, respondeu a Moby, afirmando que o serviço de música por assinatura “é um último peido desesperado de um cadáver”. “Sou um ludita de 45 anos e orgulhoso disso.” Depois, ele completou: “Sim! Tenho 45 anos, sou grisalho, mas ainda tenho cabelo”.

Depois disso, Moby decidiu colocar panos quentes na discussão. “Para ser claro, eu amo o Thom Yorke e David Byrne, dois gênios criativos. Eu apenas não vejo motivo para lutar contra um futuro que já chegou.”

No Brasil, já existem alguns serviços de música em streaming, como Deezer, Rdio, entre outros. Segundo notícias no primeiro semestre de 2013, o sueco Spotify chegaria ao Brasil até o fim do ano, mas ainda não há confirmação oficial.