Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

'Monica' recebe o prêmio ARCA em Veneza

Monica, filme produzido pelo Estúdio Escarlate, recebeu o prêmio ARCA de melhor filme na Bienal de Veneza

Redação Publicado em 11/09/2022, às 13h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto: Patricia Clarkson
Foto: Patricia Clarkson

Monica, filme dirigido pelo cineasta italiano Andrea Pallaoro, recebeu o prêmio ARCA de melhor filme na Bienal de Veneza. É a primeira produção executiva internacional do Estúdio Escarlate, com Joana Henning como investidora e produtora.

O longa-metragem foi exibido na 79 ª edição do Festival de Cinema de Veneza, a atriz Trace Lysette foi aplaudida de pé por quase 12 minutos por seu papel principal. A atriz é a primeira mulher trans a protagonizar um filme na competição principal.

Segundo a sinopse, o filme conta a história de Monica, uma mulher que volta para sua casa no Midwest depois de 20 anos fora para tomar conta da mãe doente. O enredo retrata temas como o envelhecimento e beleza, rejeição e alienação. Sem certezas se a mãe a reconhecerá, "Monica deve curar as feridas do passado, e buscar o caminho de perdão e da aceitação."

+++ LEIA MAIS: Cannes 2022: grupo feminista protesta contra violência às mulheres em festival

“Impossível não se apaixonar por Monica. É um filme sensível e surpreendente. Vimos nele a oportunidade da Escarlate investir pela primeira vez no mercado internacional como produtora executiva e fortalecer a chegada do filme para os espectadores brasileiros,” afirmou a produtora brasileira Joana Henning.

No elenco estão Patricia Clarkson, Emily Browning, Adriana Barraza e Josh Close. Entre os concorrentes ao Leão de Ouro ao lado da produção estão os filmes BlondeThe WhaleThe Banshees of InisherinTár.

Não há previsão de estreia no Brasil.