Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Luto

Morre a atriz e autora Jandira Martini, aos 78 anos

A notícia do falecimento da atriz, vítima de um câncer, foi compartilhada por amigos nas redes sociais

Jandira Martini (Foto: Reprodução/Instagram)
Jandira Martini (Foto: Reprodução/Instagram)

A atriz e autora Jandira Martini faleceu aos 78 anos nesta segunda, 29. A causa foi um câncer no pulmão, contra o qual a famosa lutava há alguns anos. A notícia da morte da artista foi dada por amigos, por meio das redes sociais, na manhã desta terça, 30. Entre eles, o ator Marcos Caruso, de quem era muito próxima.

"Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida." Escreveu o ator.

+++LEIA MAIS: Fundador do Milli Vanilli e Boney M, Franklin Farian, morre aos 82 anos

Jandira Martini nasceu em Santos, no litoral paulista, em 1945. Seu primeiro papel de destaque na televisão foi em Sassaricando (1987), como Teodora Abdala. A atriz também marcou presença em grandes clássicos da teledramaturgia brasileira, como Éramos Seis (1994), Brava Gente (1996), Os Maias (2001) e O Clone (2001).

Ela também esteve em produções como A Casa das Sete Mulheres (2003), América (2005), Caminho das Índias (2009), Morde & Assopra (2011) e Salve Jorge (2012). No cinema, contracenou com Camila Morgado em Olga (2004). O maior destaque, no entanto, foi no teatro, onde trabalhava não só como atriz, mas como roteirista e diretora. Em 1993 foi condecorada com um Prêmio Shell, pelo roteiro de Porca Miséria (1993).

+++LEIA MAIS: Greg Wilson, vocalista da banda Blues Etílicos, morre aos 60 anos