Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre a cantora Teena Marie

Dona dos hits "Lovergirl" e "Ooo La La La", a artista ganhou caso na justiça que marcou a indústria musical

Por Andy Greene Publicado em 27/12/2010, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Teena Marie em show no ano de 2009 - AP
Teena Marie em show no ano de 2009 - AP

A cantora de R&B Teena Marie, mais conhecida pelos hits da década de 80 "Lovergirl", "Ooo La La La" e "Lead Me On", morreu na noite do último dia 25, enquanto dormia, em Los Angeles. Ainda não são conhecidas as causas da morte da artista, que tinha 54 anos.

O primeiro disco de Teena, Wild and Peaceful, lançado em 1979, foi escrito com seu mentor, Rick James, que fez um dueto com a cantora em seu primeiro single de sucesso, "I'm a Sucker for Your Love". A gravadora Motown, que raramente contratava artistas brancos, não colocou a foto de Teena na capa do disco - o que levou o público a acreditar, durante muito tempo, que ela era negra.

Mary Christine Brockert nasceu em Santa Monica e começou a se apresentar ainda jovem, aparecendo em um episódio da série Beverly Hillbillies como uma dançarina de sapateado quando tinha apenas 8 anos. Ela foi contratada pela Motown, por Berry Gordy, quando tinha 19 anos, embora nenhuma música tenha sido lançada durante quase três anos, enquanto ele tentava decidir que tipo de som deveria dar a ela. "Um dia [Rick James] estava andando pelo corredor e eu estava sentada no escritório do Stevie Wonder", Teena lembrou em uma entrevista, em 2009. "Eu sempre ficava lá tocando o piano dele e cantando. Rick apareceu e começamos a conversar, e depois disso nós nos tornamos amigos muito próximos."

Rick James contribuiu muito para o primeiro álbum de Teena, com influências da disco music, mas eles trabalharam pouquíssimo juntos nos anos seguintes. Teena Marie lançou mais três álbuns pela Motown, mas em 1982 ela entrou em uma disputa legal com a gravadora - e ganhou um processo que decretou ser ilegal a prática de gravadoras de manterem seus artistas sob contrato sem lançar seus trabalhos. O episódio se tornou conhecido como "Iniciativa Brockert", em homenagem ao sobrenome de Teena. "Não foi algo que me propus a fazer", ela contou ao jornal Los Angeles Times em 2004. "Eu só queria sair da Motown e ter uma vida boa. Mas isso ajudou um monte de gente, como Luther Vandross e o Mary Jane Girls e um monte de artistas diferentes a terem a possibilidade de deixarem seus contratos."

Depois do processo, Teena Marie assinou contrato com a Epic e lançou uma série de hits de R&B, incluindo "Ooo La La La", "Work It", "Here's Looking At You" e "Lovergirl", que chegou ao número 9 da parada da Billboard. Ela parou por um bom tempo nos anos 90 para criar sua filha, mas em 2004 voltou com o álbum La Dona, que teve contribuições de Common, Birdman, Gerard Levert e do próprio Rick James. Foi a última gravação de James antes de morrer.

O último disco de Teena, Congo Square, foi lançado em 2009.

Relembre abaixo as músicas "Lovergirl" e "Ooo La La La":